EVENTO

O Instituto de Economia e o Instituto de Geociências da Unicamp apresentam o ciclo de seminários on line “Alternativas Sistêmicas rumo à Sustentabilidade da Vida”, integrado à disciplina “Capitalismo e crise ambiental: transições e alternativas”.

A disciplina oferece uma perspectiva histórica e compreensiva das contribuições das Ciências Econômicas e de outras disciplinas e campos interdisciplinares sobre as relações entre sistemas socioeconômicos e sistemas naturais. Partindo do pensamento renascentista e clássico, passando pelo debate entre conservacionistas e preservacionistas no início do século XX e chegando ao ambientalismo moderno que se desdobra a partir da década de 1960, procura-se reconstruir alguns marcos deste percurso intelectual e das interpretações de economistas e outros cientistas sociais e naturais sobre as relações entre sociedade e natureza. Destacam-se os esforços de comunicação científica sobre a crise atual, a partir das ideias de Transições Energéticas, Civilização do Hidrocarboneto, Antropoceno, Grande Aceleração, Fronteiras Planetárias e Sustentabilidade, além de iniciativas artístico-científicas para a compreensão de cenários e tendências.

Abaixo disponibilizamos o cronograma das atividades prevista, que exploram e cotejam alternativas de distintas tradições teóricas e de práticas efetivas que se propõem a mitigar os problemas, adaptar nossas sociedades, ou transitar para novas formas de organização social que permitam superar as crises gêmeas, social e ambiental, contemporâneas.

A coordenação geral é dos professores Rosana Corazza (IG-Unicamp) e Paulo Fracalanza (IE-Unicamp).

Link para inscrição se desejar receber certificado: https://bit.ly/certificadoIE20

Quando: Às terças e quintas, de 17/11 a 15/12, sempre às 16h.

Onde: Ao vivo no canal do IE Unicamp no Youtube - https://bit.ly/IEaoVivo2020

CICLO DE AULAS

17 NOV  |  Sustentabilidade da vida: ecofeminismo e economia feminista

19 NOV  |  A Crise Global e a Ecologia de Sistemas