Data: 01 de dezembro

Proposta: Pretende-se discutir com esta fala como a agricultura deixou de ter como finalidade a produção de alimentos e fibras para se inserir no modelo capitalista de produção de comodities, fazendo parte de um processo agroindustrial atrelado a grandes corporações, com alto uso de insumos externos ao sistema, gerando fortes impactos sociais, ambientais e econômicos, e a proposta de alternativa a este sistema produtivo. A sociedade humana encontra-se em um momento crucial em sua história no planeta Terra, o que exige mudanças drásticas para sua sobrevivência. Gaia ou Pacha Mama continuará sua trajetória mesmo com ausência e as feridas causadas pelo Homo sapiens, ou Homo estupidos. A necessidade de mudança no sistema de produção e consumo de alimentos tem na agroecologia uma alternativa ao modelo de produção de alimentos e de ocupação dos espaços.

Expositor: Professor Dr. José Maria Gusman Ferraz

José Maria Gusman Ferraz é pesquisador convidado do LEIA (Laboratório de Engenharia Ecológica da Unicamp, professor do curso de pós graduação da Uniara (Universidade de Araraquara). Foi pesquisador sênior da Embrapa, trabalhando nos temas: agriculturas alternativas, indicadores de impactos ambientais e educação ambiental. Biólogo de formação, com mestrado em Agronomia, doutor em Ecologia e pós doutorado em agroecologia. Atualmente conduz pesquisas em agroecologia, agroflorestas e agricultura familiar e orienta alunos de mestrado e doutorado nestes temas. É autor de livros e ensaios sobre impactos do setor sucro-alcooleiro, indicadores de impactos em agroecossistemas, agroecologia e agricultura campesina.

Link para participar: https://youtu.be/bc26xv_JIZY