Data: 24 de novembro

Proposta: O sistema energético e o sistema alimentar globalizados estão inviabilizando as sociedades contemporâneas. Embora saibamos ser preciso superar esse modelo ecocida e suicida de sociedade, não é claro ainda qual será a fisionomia de uma eventual sociedade pós-capitalista. Definir e construir uma nova lógica política e socioeconômica alternativa à dos Estados-Corporações permanece o maior desafio da história humana. A comunicação procurará discutir as propostas em pauta visando alternativas civilizacionais ao capitalismo globalizado

Expositores: Professor Dr. Luiz Marques e Professor Dr. Miguel Juan Bacic

Luiz Marques é professor colaborador do Departamento de História da Unicamp. Seu primeiro campo de pesquisas foi a história da arte e suas relações com a Tradição Clássica. Há 15 anos, desenvolve pesquisas sobre o processo em curso de colapso socioambiental, com ênfase na emergência climática e nas respostas da sociedade a essa emergência. É autor de ensaios sobre essa problemática e em especial do livro Capitalismo e Colapso Ambiental (2015), Prêmio Jabuti de 2016, atualmente em sua 3a edição (2018) e recentemente publicado em inglês pela Springer (2020).

Miguel Juan Bacic é professor titular do Instituto de Economia da Unicamp. Estuda diversos aspectos da gestão empresarial (custos, finanças, estratégia) com o objetivo a compreender sua lógica e seus impactos na economia, na sociedade e no ambiente. Pesquisa as temáticas de economia solidária e desenvolvimento local como forma de empoderar as pessoas e comunidades.

Link para participar: https://youtu.be/vjF3JqFMwKs