Biblioteca - Instituto de Economia - UNICAMP

Centro de Documentação 'Lucas Gamboa'

Instituto de Economia - UNICAMP

ORCID


Visto como um curriculum Lattes internacionalizado, o ORCID (Open Researcher and Contributor ID) oferece um layout de fácil uso, que tem como objetivo evitar ambiguidades de autores, sendo possível identificar inclusive os homônimos para auxiliar na recuperação de obras, garantindo que o trabalho do autor seja reconhecido. Consiste em um identificador único persistente para cada autor com 16 dígitos exclusivos.

Pode ser usado por Agências de Fomento e Universidades, a fim de agrupar os seus pesquisadores e manter suas páginas do ORCID atualizadas. Neste caso, é necessário a autorização do autor.

Outra vantagem é que contribui para a redução do tempo na identificação de obras, já que é parceiro da Crossref - Agência de Registro de Identificador de Objeto Digital (DOI) -, que faz o intercâmbio automático de suas obras para o sistema do ORCID, desde que, é claro, o periódico possua o DOI. Caso não possua é necessária a inserção manual ou por meio de exportação de dados do Google Scholar, por exemplo.

Também conta com identificadores como o ResearcherID e o ScopusID  já incorporados ao ORCID, sendo assim, a Web of Science e a Scopus encontram-se integradas ao sistema, bem como várias instituições estrangeiras e grupos editoriais internacionais que também estão fazendo parte do ORCID.

O cadastro não leva mais que alguns minutos.

Para autores/professores/pesquisadores que possuem vinculo com a Unicamp, o cadastro pode ser feito através do Portal do SBU.

Para ver o passo a passo de como se registrar, fazer a vinculação à Universidade Estadual de Campinas, bem como cadastrar as variações de nome, consulte manual

 

Você está aqui: Home Serviços ORCID