Biblioteca - Instituto de Economia - UNICAMP

Centro de Documentação 'Lucas Gamboa'

Instituto de Economia - UNICAMP

Lucas1

Quem foi Lucas Gamboa?

 


 

Roberto Manoel Ruiz De Gamboa, entre os amigos, tratado como Lucas, foi bacharel em  Ciências Econômicas pela antiga Faculdade Nacional de Ciências Econômicas da Universidade  do Brasil - atual UFRJ - em 1963. Obteve o primeiro lugar entre os alunos do curso da CEPAL, no Rio de Janeiro, 1963. Foi economista, pesquisador e professor do centro de  desenvolvimento  econômico CEPAL/BNDE, entre 1964 e 1967. Em Fevereiro de 1968, juntou-se a dois colegas do centro CEPAL/BNDE e a outros cinco ex-alunos do curso ministrado pela CEPAL em São  Paulo, em 1966, a convite do então Coordenador do embrião da Área de  Humanas da Unicamp, o Departamento de Planejamentos Econômicos e Social (DEPES), para  colaborar na  estruturação deste departamento, na montagem dos cursos intensivos de Programação  Econômica que se realizaram na Unicamp em convênio com a CEPAL/ILPES, entre 1968 e 1970, na organização do embrião de biblioteca do DEPES, e na preparação dos  primeiros cursos de economia que foram realizados no contexto do ciclo básico da Área de Humanas na  Unicamp, a partir de 1970. 

 Lucas Gamboa, naquela ocasião, ajudou a preparar os textos que foram utilizados  naqueles primeiros cursos. Devido ao fato de que manejava com propriedade conceitos e  métodos referentes à programação orçamentária, disciplina lecionada por ele nos cursos de  CEPAL, Gamboa foi incumbido pelo magnifico Reitor da Unicamp, Professor Zeferino Vaz, de coordenar os trabalhos de preparação do primeiro orçamento-programa da Unicamp, no contexto mais amplo do primeiro Orçamento-Programa do Estado de São Paulo, no ano de  1969. O trabalho realizado na Unicamp foi considerado o melhor Orçamento-Programa do  Estado de São Paulo.

Quando da preparação do conteúdo disciplinar da parte especifica da área de Graduação  em Ciência Econômicas da Unicamp, Gamboa tomou a si a tarefa de estruturar os cursos  referentes à economia monetária e financeira, eis que a sua preocupação intelectual se voltava  para esses assuntos. Regressando, no entanto ao seu amado Rio de Janeiro, em 1971, Lucas Gamboa foi imediatamente, aproveitado no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e, na qual realizou seu exemplar trabalho de economista ousado, desassombrado e de extrema curiosidade intelectual. Gamboa ainda registrou uma passagem pelo SERPRO e logo após, foi o diretor financeiro da DETEN, empresa do setor petroquímico com sede na Bahia, na qual deu a sua contribuição relevante como “expert” em assuntos monetários e financeiros até o seu passamento deveras precoce, em 1981.

Os seus companheiros do antigo DEPES, assim como todos os que com ele trabalharam junto ao departamento de economia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp recheiam de saudades a administração que sentiam pela a coragem, a lealdade, a alegria, a inteligência e a capacidade intelectual e de trabalho do sempre amigo Roberto Manoel Ruiz de Gamboa, o Lucas.

Ferdinando de Oliveira Figueiredo.

Unicamp, Outubro de 2002.

Você está aqui: Home Biblioteca Quem foi Lucas Gamboa?