Biblioteca - Instituto de Economia - UNICAMP

Centro de Documentação 'Lucas Gamboa' Instituto de Economia - UNICAMP

evento cedoc celso furtado economia pensadores 490 280
O Centro de Documentação Lucas Gamboa (Cedoc), Biblioteca do Instituto de Economia (IE) da Unicamp, inicia a partir de 2016 o projeto “Economia e Pensadores”, com uma homenagem ao Prof. Celso Furtado (1920-2004).

Trata-se de um projeto anual organizado pelo Cedoc. Nesse ano de 2016, no âmbito do projeto denominado “Celso Furtado e o Desenvolvimento”, haverá uma exposição das obras do autor na Biblioteca do IE, disponíveis em nosso acervo, assim como apresentação de filmes / entrevistas / documentários e realização de debates sobre as obras e a história desse grande pensador brasileiro. Confira nossa programação

O Prof. Celso Furtado é considerado um dos maiores intelectuais do Brasil e, para muitos, o maior economista brasileiro do século XX. O conjunto de suas obras voltou-se para o entendimento crítico do subdesenvolvimento e da economia brasileira e, a partir disso, para estratégias e políticas orientadas para a superação das limitações diversas impostas pela condição de atraso das forças produtivas capitalistas.

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRJ, em 1944, Celso Furtado obteve o Doutorado em Economia na Universidade de Paris-Sorbone, em 1948, tendo participado, a partir dos anos 1950, de diversas iniciativas governamentais, bem como dirigido a Divisão de Desenvolvimento da então Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), entre 1949 e 1957.

O Prof. Celso Furtado exerceu grande influência sobre muitos economistas brasileiros. No IE/Unicamp, em particular, suas obras são utilizadas em diferentes disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação e suas ideias são muito discutidas entre os professores e os alunos.

O projeto “Economia e Pensadores”, por essas razões, não poderia começar por outro caminho senão pela homenagem ao Prof. Celso Furtado. Trata-se de mais uma modesta, porém carinhosa, retribuição do IE/Unicamp àquele que muito contribuiu para a interpretação do Brasil e para o método de pensamento muito utilizado desde a criação dessa instituição, a saber, o método histórico-estrutural.

Programação detalhada

De 01/08 a 30/09: Exposição de Livros selecionados do Prof. Dr. Celso Furtado, disponíveis no acervo do Cedoc
Local: Biblioteca IE
Horário: 9h às 22:30h

Dia 10/08
Café Pensador “Celso Furtado: método históricoestrutural
e a questão do desenvolvimento”, com participação da Dra. Renata Bianconi e do Doutorando Paulo Wolf.
Local: Biblioteca IE ou “Chão Preto” IE
Horário: 16:15h às 18:45h
Abertura: Profs. Drs. Paulo Fracalanza e Giuliano Oliveira e Mirian C. Alves

Dia 17/08
Vídeo: O longo amanhecer (1:12h), com debate e participação de alunos do IE.
Local: Jorge Tápia

Dia 31/08
Café Pensador “Celso Furtado: internacionalização do capital e subdesenvolvimento” com participação do Prof. Dr. Fábio Campos.
Local: Biblioteca do IE ou “Chão Preto” IE

Dia 14/09
Vídeo: Pensando com Celso Furtado (51min.), com debate e participação dos alunos do IE.
Local: Auditório Zeferino Vaz

Dia 21/09
Entrevista com Celso Furtado em Paris. Partes I e II (20min.) e trechos de vídeos selecionados (25 min.), com debate e participação dos alunos do IE.
Local: Sala 23 - Pós-graduação

Dia 28/09
Café Pensador - Mesa de Encerramento: “Celso Furtado: vida e obra”. Com participação do Prof. Dr. André Furtado e do Prof. Dr. Wilson Cano.
Local: Sala 23 - Pós-graduação ou Auditório Zeferino Vaz
Horário: 16h às 18:30h

Sejam muito bem-vindos e participem!

Giuliano Contento de Oliveira, julho de 2016
Professor do IE/Unicamp e atual Coordenador Acadêmico do Cedoc/Biblioteca IE

Centro de Documentação 'Lucas Gamboa' (CEDOC)

A biblioteca do Instituto de Economia foi criada em 1985, e recebeu o nome de Centro de Documentação 'Lucas Gamboa' (CEDOC), e desde então está integrada ao Sistema de Bibliotecas da UNICAMP.

Reconhecemos a importância do acesso à informação científica e tecnológica e trabalhamos no sentido de oferecer aos estudantes, pesquisadores, professores e colaboradores serviços, recursos e ferramentas de apoio ao estudo, pesquisa e ensino. Saiba mais

Galeria - Biblioteca do IE

Horário de funcionamento normal