Sáb18112017

Sobre o CECON

O Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (CECON), criado em 1985, tem como objetivo acompanhar sistematicamente a evolução da economia e da política econômica no Brasil, assim como em outros países e regiões. A atividade de pesquisa congrega docentes e estudantes do Instituto de Economia da Unicamp. O Centro promove regularmente seminários abertos à comunidade universitária, assim como seminários com a participação de pesquisadores provenientes de outras instituições de ensino e pesquisa.

Entre agosto de 2003, e abril de 2006, o Centro divulgou suas análises de conjuntura por meio do boletim eletrônico Política Econômica em Foco, que se tornou uma referência no debate público nacional. Todas as edições estão disponíveis para consulta na seção “pesquisas” desse site. A sétima edição deu origem ao livro A supremacia dos mercados e a política econômica do governo Lula, organizado por Ricardo Carneiro e publicado em novembro de 2006 pela Editora da Unesp.

Em paralelo, foram desenvolvidos no âmbito do Cecon vários projetos de pesquisa de natureza mais estrutural, todas tendo como tema de fundo a posição ocupada pela economia brasileira no contexto atual de globalização, e seus dilemas de política econômica e de estratégias de desenvolvimento. A descrição dos projetos e grande parte do resultado desses esforços de investigação também estão disponíveis na seção “pesquisas”.

Nos últimos anos o Centro também aprofundou seus vínculos com instituições acadêmicas e de pesquisa do exterior, com destaque para o Centre d'Economie de l'Université Paris-Nord (CEPN/Universidade Paris XIII) e o Virtual Institute da United Nations Conference on Trade and Development (VI-UNCTAD).