quemsomos1

sl-8A Comissão de Pesquisa (CP) é o órgão do Instituto de Economia (IE) destinado a promover a coordenação das atividades de pesquisa. A CP procura auxiliar na formulação de estratégias para a pesquisa no IE, bem como na criação de condições para a execução, catalogação e divulgação das mesmas. O Instituto se organiza, em termos de pesquisa, em diferentes centros e núcleos. São eles: Centro de Estudos em Economia Aplicada, Agrícola e do Meio Ambiente (CEA); Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (CECON); Centro de Estudos de Desenvolvimento Econômico (CEDE); Centro de Estudos de Relações Econômicas Internacionais (CERI); Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT); Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT); Núcleo de Finanças (NIF); Núcleo de História Econômica (NIHE).

A produção intelectual do IE é vasta e diversificada, e atende a demandas de naturezas diversas. Por um lado, contempla o conhecimento novo em teoria econômica e economia aplicada e por outro lado, também atende às necessidades das entidades públicas e privadas por conhecimento que ajude a formular, implementar e avaliar políticas públicas. Finalmente, a opinião pública procura conhecimento que apóie e esclareça as diversas posições nos debates sobre os rumos da política econômica e do desenvolvimento nacional.

A diversidade da pesquisas sediadas no IE se reflete também nas formas de disseminação. Além das revistas indexadas, a produção intelectual escrita do IE é divulgada também de forma expressiva em livros, trabalhos publicados em anais de eventos científicos e em artigos publicados em jornais e magazines.

No que diz respeito aos meios de divulgação dessa vasta e diversificada produção intelectual, o IE detectou uma deficiência importante. Trabalhos de pesquisa de envergadura, materializados em relatórios, bem como textos para discussão, periódicos eletrônicos, apresentações feitas em eventos etc não vinham sendo divulgados. O site da Comissão de Pesquisa é, assim, um instrumento importante nesse esforço para tornar mais acessível o conhecimento gerado na unidade, tendo sido criada com o objetivo de melhorar a divulgação das pesquisas desenvolvidas no âmbito dos centros e núcleos do IE.

De fato, as principais características da pesquisa realizada no Instituto de Economia estão refletidas nas atividades desenvolvidas pelos Centros e Núcleos internos. Um breve balanço de algumas das principais pesquisas realizadas, recentemente pode ser feito a partir do material disponibilizado nessa home page.

Página no Facebook

Canal do IE no Youtube