.
Democracia e Mundo do Trabalho em Debate é um site idealizado por profissionais e pesquisadores universitários, de instituições públicas e privadas, com atividades voltadas ao campo do trabalho. Associados de maneira voluntária e sem fins lucrativos, reconhecemos a centralidade do trabalho humano no universo da vida social.
O site busca divulgar estudos e pesquisas, informações e análises de interesse de uma sociedade democrática e socialmente justa.
DMT disponibiliza informações científicas originais e aquelas produzidas por instituições qualificadas, reproduzindo matérias relevantes da grande imprensa e dos sites alternativos, garantindo também espaço para a opinião de reconhecidos especialistas e para a participação ativa dos leitores.
(Fonte: SITE do DMT)
O Observatório do Mercado de Trabalho de Pernambuco (OMT-PE) tem como objetivo o monitoramento, a produção de dados e análise sobre o mercado de trabalho formal e a informalidade; saúde e adoecimento no trabalho; e negociações coletivas, principalmente em âmbito estadual.
(Fonte: Página do OMT-PE)
O Observatório do Mercado de Trabalho da Paraíba - OMT/PB é um órgão articulador da produção do conhecimento sobre o mundo do trabalho.
É um órgão articulador da produção do conhecimento sobre o mundo do trabalho, no âmbito da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego, Trabalho e Renda do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS).
(Fonte: página do OMT/PB)
O Projeto LATWORK “Desenvolvendo Pesquisa e Capacidade de Inovação nas IES da América Latina, visando a análise do Mercado de Trabalho Informal” tem como objetivo geral desenvolver estruturas de investigação e metodologias inovadoras para satisfazer as necessidades científicas de criação de conhecimento no campo do trabalho informal e da economia informal.
Os centros, ou as estruturas, de investigação que serão criados no âmbito deste projetopotencializarão a oportunidade de envolvera colaboração de acadêmicos e investigadores de um vasto espectro de disciplinas, incluindo a gestão, a economia laboral, a sociologia, a geografia e as relações industriais.
(Fonte: SITE do LATWORK)
O projeto de pesquisa e extensão Observatório Paraense do Mercado de Trabalho (OPAMET), constitui esforço conjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Ministério do Trabalho (MTb), fazendo parte de uma Rede Nacional: o Observatório Nacional do Mercado de Trabalho (ONMT)
A referida Rede organiza um conjunto de aproximadamente oito (08) unidades estaduais e municipais de análise e acompanhamento do mercado de trabalho, coordenado nacionalmente pelo MTb.
A análise e acompanhamento do mercado de trabalho constitui importante empreendimento de pesquisa, ensino e extensão, dada a relevância do objeto de estudo e das políticas públicas que envolvem a temática.
(Fonte: SITE do OPAMET)
O Observatório do Mercado de Trabalho no Maranhão (OMT-MA) resulta de uma parceria entre a Universidade Federal do Maranhão e o Ministério da Economia. Trata-se uma unidade local da rede de Observatórios do Trabalho articulada pelo Observatório Nacional do Mercado de Trabalho do Ministério da Economia.
Objetivos:
Promover estudos sobre o mercado de trabalho e as políticas públicas de geração de emprego e renda;
Analisar as características locais e regionais do mercado de trabalho e de segmentos informais da economia;
Desenvolver pesquisas e realizar o acompanhamento periódico dos indicadores sobre o mercado de trabalho tais como indicadores setoriais e perfis socioeconômicos de municípios selecionados;
Proceder à interlocução com instituições de estudo e pesquisas e centros produtores de estatísticas, cujas ações estejam voltadas para o mercado de trabalho.
(Fonte: SITE do OMT-MA)
O Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (Cesit) foi criado em 1989 e constitui-se de um Conselho formado por representantes do Instituto de Economia e do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos).
O conselho estabeleceu como diretriz do Centro a preocupação em aproveitar a experiência das lideranças sindicais nos estudos. Além disso, as atividades desenvolvidas devem ter caráter interdisciplinar, reunindo especialmente pesquisadores de diversas formações acadêmicas.
Desde sua fundação, o CESIT tem dado prioridade a questões relacionadas com mercado do trabalho, relações de trabalho, sindicalismo, políticas públicas de emprego, reestruturação produtiva, novas formas de organização do trabalho, políticas sociais.
(Fonte: SITE do CESIT)
O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) é uma entidade criada e mantida pelo movimento sindical brasileiro. Foi fundado em 1955, com o objetivo de desenvolver pesquisas que subsidiassem as demandas dos trabalhadores.
Sindicatos, federações, confederações de trabalhadores e centrais sindicais são filiados ao DIEESE e fazem parte da direção da entidade. Atualmente, são cerca de 700 associados.
(Fonte: SITE do DIEESE)
O Ministério Público do Trabalho (MPT) é o ramo do MPU que tem como atribuição fiscalizar o cumprimento da legislação trabalhista quando houver interesse público, procurando regularizar e mediar as relações entre empregados e empregadores.
Cabe ao MPT promover a ação civil pública no âmbito da Justiça do Trabalho para defesa de interesses coletivos, quando desrespeitados direitos sociais constitucionalmente garantidos aos trabalhadores.
Também pode manifestar-se em qualquer fase do processo trabalhista, quando entender existente interesse público que justifique. O MPT pode ser árbitro ou mediador em dissídios coletivos e pode fiscalizar o direito de greve nas atividades essenciais.
(Fonte: SITE do MPT)
A ABET é uma sociedade civil de caráter técnico-científico, sem fins lucrativos, fundada em 1989, em São Paulo, que desenvolve eventos e atividades múltiplas atividades acadêmicas, voltadas para o mundo do trabalho. A ABET privilegia a proposta multidisciplinar onde se conjugam as Ciências Econômicas, o Direito, a Sociologia, a Ciência Política, a História, a Medicina e Segurança do Trabalho, a Educação, a Psicologia, a Antropologia, a Engenharia, entre outras.
O objetivo principal da entidade é o desenvolvimento de atividades acadêmico-científicas que difundam resultados de pesquisa e promovam o debate de questões relativas ao trabalho no Brasil.
(Fonte: SITE da ABET)