Dom24012021

PROFESSORA

ivette

Instituto de Economia - UNICAMP
Núcleo de Economia Agrícola e Ambiental (NEA)
Rua Pitágoras, 353 - Cidade Universitária - Campinas/SP
São Paulo - Brasil
Telefone +55 (19) 3521-0332

Curriculum Lattes: lattes

Formação Acadêmica
  • Pós-Doutorado - Scuola superiore di studi universitari e di perfezionamento S. Anna di Pisa, SSSUP - Itália. 2016

• Doutorado em Engenharia Elétrica - UNICAMP, Brasil. 2007

• Mestrado em Engenharia Elétrica - UNICAMP, Brasil. 2003

• Graduação em Engenharia Mecatrônica - UNIVERSIDAD NACIONAL DE INGENIERIA, UNI - Peru. 2000

Áreas de Pesquisas:
  • Análise da estrutura produtiva da indústria de transformação

• Identificação de padrões e características específicas do setor no Brasil

Publicações Recentes:

Artigos em periódicos

De tragédia a solução: a atualidade teórica e empírica dos recursos comuns no Brasil. NOVA ECONOMIA (UFMG. IMPRESSO), v. 30, p. 7-35, 2020.

Network Analysis of Cattle Movement in Mato Grosso Do Sul (Brazil) and Implications for Foot-and-Mouth Disease. FRONTIERS IN VETERINARY SCIENCE, v. 7, p. 1-17, 2020.

Selection of Temporal Lags for Predicting Riverflow Series from Hydroelectric Plants Using Variable Selection Methods. Energies, v. 13, p. 4236, 2020.

Hierarquias regionais no agronegócio canavieiro: movimento da fronteira e a centralidade de São Paulo. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS (ANPUR), 2019.
DE TRAGÉDIA A SOLUÇÃO: A atualidade teórica e empírica dos recursos comuns no Brasil. NOVA ECONOMIA (UFMG. IMPRESSO), 2019.

The direct connection between box & Jenkins methodology and adaptive filtering theory. MATHEMATICS IN ENGINEERING, SCIENCE AND AEROSPACE, v. 10, p. 27-40, 2019.
Interests, Credit And Vehicle Market In Brazil: Vector Autoregression Approach. Economia Coyuntura, v. 4, p. 27-56, 2019.

Performance comparison of feedforward neural networks applied to streamflow series forecasting. MATHEMATICS IN ENGINEERING, SCIENCE AND AEROSPACE v. 10, p. 41-53, 2019

Livros e Capítulos

SILVEIRA, José Maria F. J. ; POZ, Maria Ester Dal ; SOUZA, L. G. A. ; Luna, Ivette . TECHNOLOGICAL FORESIGHT of THE BIOETHANOL CASE. In: Sergio Luiz Monteiro Salles-Filho; Luis Augusto Barbosa Cortez; José Maria Ferreira Jardim da Silveira; Sergio Trindade. (Org.). Global Bioethanol. Evolution, Risks, and Uncertainties. 1ed.: Academic Press, 2016, v. 1, p. 1-17.

Ivette Luna. Análise da produtividade e a sua relação com o crescimento econômico sob uma ótica evolucionária. In: Fernando Sarti José; Eduardo Cassiolato. (Org.). Dimensões estratégicas do desenvolvimento brasileiro - Continuidade e mudança no cenário global: desafios à inserção do Brasil. 1ed.Brasília: CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS ? CGEE, 2016, v. 5, p. 179-202.

Luna, Ivette; HIRATUKA, C. ; LUZ, M. R. S. ; FRACALANZA, P. . DECOMPOSIÇÃO DA EVOLUÇÃO DA PRODUTIVIDADE NA INDÚSTRIA E NOS SERVIÇOS NO BRASIL NO PERÍODO RECENTE A PARTIR DE UMA ÓTICA EVOLUCIONÁRIA. In: Fernanda de Negri; Luiz Ricardo Cavalcante. (Org.). PRODUTIVIDADE NO BRASIL, DESEMPENHO E DETERMINANTES Volume 2 Determinantes. 1ed.Brasília: ABDI:IPEA, 2015, v. 2, p. 495-540.