Dom24012021

PROFESSOR

marcelo pereira da cunha

Instituto de Economia - UNICAMP
Núcleo de Economia Agrícola e Ambiental (NEA)
Rua Pitágoras, 353 - Cidade Universitária - Campinas/SP
São Paulo - Brasil
Telefone +55 (19) 3521-0332

Curriculum Lattes: lattes

Formação Acadêmica

• Doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos - UNICAMP - Brasil. 2011

• Mestrado em Matemática Aplicada - Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, Graduação em Engenharia Mecânica - Escola Politécnica, USP - Brasil.1993

• Graduação em Engenharia Mecânica - Escola Politécnica, USP - Brasil. 1993

Áreas de Pesquisas:

• Estudo de setores energéticos

Publicações Recentes:

Artigos em periódicos

• MOREIRA, MARCELO M. R.; SEABRA, JOAQUIM E. A.; LYND, LEE R.; ARANTES, SOFIA M.; CUNHA, MARCELO P.; GUILHOTO, JOAQUIM J. M. Socio-environmental and land-use impacts of double-cropped maize ethanol in Brazil. Nature Sustainability. , v.3, p.1 - 8, 2020.
  • ELIAS, LILIAN DE PELLEGRINI; BELIK, WALTER; CUNHA, MARCELO PEREIRA DA; GUILHOTO, JOAQUIM JOSE MARTINS. Impactos socioeconômicos do Programa Nacional de Alimentação Escolar na agricultura familiar de Santa Catarina. Revista de economia e sociologia rural. , v.57, p.215 - 233, 2019.

• MACHADO, PEDRO G.; CUNHA, MARCELO; WALTER, ARNALDO; FAAIJ, ANDRÉ; GUILHOTO, JOAQUIM J. M.
    The potential of a bioeconomy to reduce Brazilian GHG emissions towards 2030: a CGE-based life cycle analysis. BIOFUELS, BIOPRODUCTS AND BIOREFINING. Fator de Impacto(2018 JCR): 4,2240, v.1, p.bbb.2064 - , 2019.

• BRINKMAN, MARNIX L.J.; DA CUNHA, MARCELO P.; HEIJNEN, SANNE; WICKE, BIRKA; GUILHOTO, JOAQUIM J.M.; WALTER, ARNALDO; FAAIJ, ANDRÉ P.C.; VAN DER HILST, FLOOR. Interregional assessment of socio-economic effects of sugarcane ethanol production in Brazil. RENEWABLE & SUSTAINABLE ENERGY REVIEWS. Fator de Impacto(2017 JCR): 9,1840, v.88, p.347 - 362,

• CAVALCANTI, C.; AFONSO, J. R.; CAPAROZ, M.; SILVEIRA, F.; BIASOTO JUNIOR, G.; DA CUNHA, M.P
    Impulso exportador e cumulatividade tributária no Brasil da recessão. REVISTA BRASILEIRA DE COMÉRCIO EXTERIOR. , v.132, p.44 - 65, 2017.

Livros e Capítulos

• BONOMI, A. (Org.) ; CAVALETT, O. (Org.) ; DA CUNHA, M.P. (Org.) ; LIMA, M. (Org.) . Virtual Biorefinery An Optimization Strategy for Renewable Carbon Valorization. 1. ed. Springer, 2016. v. 1. 285p .