Dom24012021

PROFESSOR

mauricio serra

Instituto de Economia - UNICAMP
Núcleo de Economia Agrícola e Ambiental (NEA)
Rua Pitágoras, 353 - Cidade Universitária - Campinas/SP
São Paulo - Brasil
Telefone +55 (19) 3521-5784

Curriculum Lattes: lattes

Formação Acadêmica

• Pós-Doutorado - Newcastle University, NCL - Inglaterra.2015

• Doutorado em Department of Social Policy and Administration - London School Of Economics And Political Science, LSE - Inglaterra. 1997

• Mestrado em Engenharia de Produção - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ - Brasil. 1992

• Graduação em Arquitetura - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Silva e Souza, FAUSS - Brasil. 1985

Áreas de Pesquisas:

• Economia Regional e Urbana

• Economia do Meio Ambiente

• Economia Institucional

• Economia Industrial

Publicações Recentes:

Artigos em periódicos

Densidade, distância, divisão e as redes de produção globais: o caso do setor brasileiro de petróleo e gás. Economia & Sociedade, v. 29, p. 85, 2020.

Partnerships for Societal Impact at Latin American Universities. IAU Horizons, v. 23, p. 18-19, 2018.

Social Engagement in Latin American Universities. Higher Education Policy, v. 31, p. 513-534, 2018.

Conectando Centros de Desenvolvimento Regional com o potencial das universidades: o caso do Sudoeste Paulista. Parcerias Estratégicas, v. 22, p. 59-70, 2017.

Livros e Capítulos

AGUILAR FILHO, H. A. ; FERNÁNDEZ, Ramón Garcia ; SERRA, M. A. . O atraso econômico e a matriz institucional brasileira: uma abordagem a partir de Douglass North e Raymundo Faoro. In: Adriana Kirchof de Brum; Airton Pinto de Moura. (Org.). Instituições e Economia Brasileira ­ Uma perspectiva teórica, econômica e histórica sobre o atraso econômico. 1ed.Curitiba: Íthala, 2016, v. 1, p. 1-352.

LAPLANE, M. ; SILVA, A. L. G. ; SERRA, M. A. . Recursos Naturais e Desenvolvimento Econômico. In: Luiz G. de Mello Belluzzo; Cláudio R. Frischtak; Mariano Laplane. (Org.). Produção de Commodities e Desenvolvimento Econômico. 1ed.Campinas: Instituto de Economia, 2014, v. 1, p. 21-32.

SERRA, M. A.. Humanismo e Liberdade: As Faces do Desenvolvimento em Alceu Amoroso Lima. In: André Bojikian Calixtre; Niemeyer Almeida Filho. (Org.). Cátedras para o Desenvolvimento: Patronos do Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: IPEA, 2014, v. 1, p. 349-394.

SERRA, A. S. ; SERRA, M. A. . Desenvolvimento Econômico: Um Olhar sobre as Interações entre Pobreza e Meio Ambiente. In: Carlos Alberto da Silva; José Lourenço Candido; Ricardo Schmidt Filho. (Org.). As Múltiplas Faces do Desenvolvimento Econômico. 1ed.Campina Grande: EDUFCG, 2014, v. , p. 9-40.