Requisitos cumulativos para o Religamento: 1) Ter cursado todos os créditos, 2) Ter realizado Exame de Qualificação, 3) Estar dentro do prazo para solicitar o Religamento, e 4) Estar com a Dissertação/Tese pronta para a defesa.

Para solicitar o Religamento o ex-aluno deverá encaminhar exclusivamente para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.:

  • Carta assinada pelo Orientador conforme modelo (baixar modelo) solicitando o Religamento, com a sugestão de dois nomes para emitir um parecer sobre o Religamento. Este parecer será submetido à aprovação da CPG/IE.  (Preencher a carta com todos os dados solicitados (nome completo, RA, curso/área, etc). Cartas sem a assinatura do Orientador serão recusadas.
  • Arquivo em formato pdf da tese/dissertação. Cópias impressas deverão ser providenciadas pelo aluno somente quando estas forem solicitadas pela Banca Examinadora.

 A Comissão de Pós-Graduação designará a Comissão Examinadora composta por dois Professores Doutores do IE ou de outras instituições para emissão de parecer sobre o Religamento, podendo ou não seguir as sugestões do Orientador.

Se aprovado na CPG a documentação seguirá para a DAC, que atualizará o sistema. 

Períodos para solicitação de Religamento: Durante todo o período letivo.

Prazo Máximo para pedir o Religamento: Uma única vez, até 18 (dezoito) meses a partir do desligamento do curso. 

Não haverá em hipótese alguma a prorrogação de prazo para defesa conforme o Regimento Geral dos Programas de Pós-graduação (Deliberação CONSU-A-010/2015 de 11/08/2015), sendo que se o aluno não defender no prazo estipulado poderá retornar somente através de Processo Seletivo anual e cumprir a grade atual de disciplinas sem aproveitamento das daquelas já cursadas anteriormente.