Qui23052024

Webinar "A hegemonia do dólar e a internacionalização da moeda chinesa" - 12/11

O Centro de Estudos de Relações Econômicas Internacionais (Ceri) convida para o Webinar "A hegemonia do dólar e a internacionalização da moeda chinesa".

Apresentador: Marcos Antonio Macedo Cintra* (IPEA)

Mediador: Giuliano Contento de Oliveira** (IE/Unicamp)

Quando: 12 de novembro de 2020 às 14h30

Link para participar: https://youtu.be/tGG9-vzCfU4

* Marcos Antonio Macedo Cintra é Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (1997). Entre 2004 e 2009, foi professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas. Desde de 2009 é técnico em Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Foi coordenador-geral e diretor da Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Dinte). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional e sistema financeiro e monetário internacional.

** Giuliano Contento de Oliveira é Economista, Professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Leciona na Graduação em Economia do Instituto de Economia da Unicamp (IE/Unicamp), no Programa de Pós-Graduação em Economia do IE/Unicamp, no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (Unesp - Unicamp - PUC-SP) e nos Cursos da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp). Vice-Presidente da Associação Keynesiana Brasileira (10/2019-atual). Chefe do Departamento de Política e História Econômica (DPHE) do IE/Unicamp (12/2018-atual). Pesquisador do Centro de Estudos de Relações Econômicas Internacionais (Ceri), do IE/Unicamp, do qual foi coordenador entre 06/2014 e 10/2018 - http://www.eco.unicamp.br/ceri/. Pesquisador de Núcleo de Estudos e Análises Internacionais (NEAI), San Tiago Dantas. Pesquisador-Associado do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU, http://www.ineu.org.br/), desde 2017. Pesquisador cadastrado no Grupo de Pesquisa "Moeda, finanças e Desenvolvimento", da PUC-SP.. É Líder do Grupo de Pesquisa "Centro de Estudos de Relações Econômicas Internacionais", cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (http://lattes.cnpq.br/web/dgp). Integrou a diretoria da AKB entre 2013 e 2017 (2013-15 e 2015-2017) - http://www.akb.org.br/). É Sócio Pleno da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). Atualmente, tem concentrado mais os seus estudos nas seguintes áreas: i) economia monetária e financeira; ii) sistema monetário-financeiro internacional; iii) economia política internacional; vi) relações internacionais; v) gestão pública e governo; e v) economia brasileira contemporânea.

Marcos Cintra3