O CEDE - Centro de Estudos de Desenvolvimento Econômico atua principalmente na realização de estudos e pesquisas acadêmicas, na elaboração de relatórios técnico-científicos sobre problemas regionais e urbanos e na promoção de debates e eventos. Trata dos problemas do desenvolvimento, especialmente na área de Desenvolvimento Regional e Urbano, através do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP). A problemática do desenvolvimento econômico em suas determinações espaciais no Brasil e América Latina é o foco de atenção do centro atualmente.
Institucionalmente, o CEDE se articula com todos os núcleos de pesquisa e demais Centros e Núcleo do Instituto de Economia, da UNICAMP e outras universidades brasileiras para cumprir seus objetivos. Além de contar com a atuação de um corpo docente próprio, recebe professores e pesquisadores, em caráter temporário ou permanente, para desenvolver projetos específicos em parceria com outra unidade, programa centro ou núcleo da UNICAMP ou com programas de pós-graduação de outras universidades.
Administrativamente, o Centro é vinculado ao Instituto de Economia da UNICAMP. Foi instalado em maio de 1990, de acordo com a Resolução IE-01/90, da Congregação do Instituto. Tem como objetivo ser um instrumento do UNICAMP para promover e intensificar seu relacionamento institucional interno e externo à universidade, tanto no que diz respeito ao intercâmbio acadêmico, quanto à captação de recursos para pesquisa.
Na área de Desenvolvimento Regional e Urbano do Programa de Desenvolvimento Econômico os alunos poderão discutir e avaliar as transformações socioeconômicas concretas e as políticas e as estratégias de desenvolvimento em diferentes níveis de governo e escalas espaciais, por meio de estudos teóricos críticos, de análises de casos e/ou por meio de estudos comparados. Poderão também avaliar políticas e experiências regionais e urbanas específicas em cidades e regiões no Brasil, na América Latina ou noutros países.