FAQ

Dúvidas Frequentes

PROGRAMAS

1.    Quais são os programas de pós-graduação stricto sensu do Instituto de Economia (IE) e os quais cursos que eles oferecem?
O Instituto de Economia possui dois programas de pós-graduação stricto sensu: o Programa de Economia e o Programa de Desenvolvimento Econômico. Ambos oferecem os cursos de mestrado e de doutorado. Maiores detalhes são encontrados no site: http://www3.eco.unicamp.br/posgraduacao/

2.    Quais são os requisitos e o que devo fazer para me inscrever nos processos seletivos para os cursos de pós-graduação do IE?
Para cursar o mestrado o candidato deverá ser portador de diploma de graduação. Para cursar o doutorado o candidato deverá ser portador de diploma de mestrado. Ambos deverão participar de processo seletivo. Outros requisitos poderão ser mencionados em edital. A divulgação do edital, da bibliografia e o link para as inscrições on-line são divulgados anualmente no site, geralmente a partir de junho: http://www3.eco.unicamp.br/posgraduacao/
3.    Qual a duração mínima e a duração máxima dos cursos de pós-graduação do IE?
O mestrado tem duração mínima de 12 e máxima de 36 meses. O doutorado tem duração mínima de 24 e máxima de 48 meses.

4.    Em quais dias e períodos são oferecidas as disciplinas dos cursos de pós-graduação do IE?
As disciplinas são oferecidas alternadamente durante período integral, de segunda a sexta, das 8:00 as 12:00 e das 14:00 as 18:00. O aluno deverá cumprir uma grade de disciplinas e elaborar uma dissertação ou tese. A grade de disciplinas poderá ser consultada na aba “Programas” do site: http://www3.eco.unicamp.br/posgraduacao/
5.    Existem custos para os cursos de pós-graduação do IE?
Não. Os cursos oferecidos são isentos de mensalidades ou de quaisquer outras taxas.

MATRÍCULAS

1.    Gostaria de me matricular em disciplinas isoladas de pós-graduação. Como devo proceder?
Você deverá realizar a sua pré-inscrição exclusivamente através do site: http://www3.eco.unicamp.br/posgraduacao/
As pré-inscrições são disponibilizadas semestralmente durante uma semana específica, entre os meses de abril e julho para disciplinas do segundo semestre subsequente e entre os meses de setembro e dezembro para disciplinas do primeiro semestre subsequente. São permitidas até 02 disciplinas por semestre e até 03 ao longo da vida acadêmica. A aprovação na pré-inscrição estará sujeita a análise do professor responsável pela disciplina.

2.    Em quais datas devo me matricular?
As datas de matrícula e demais atividades escolares ao longo do ano são divulgadas pela Diretoria Acadêmica. Você pode ter acesso aos calendários através do site: http://www.dac.unicamp.br/portal/pos/calendarios/

3.    Preciso me matricular no curso e nas disciplinas todos os semestres?
Não. A matrícula no curso se dá uma única vez e a matrícula nas disciplinas deve ser realizada todos os semestres.

4.    Já cumpri a grade de disciplinas obrigatórias e eletivas, mas ainda não realizei a defesa. Preciso me matricular?
Não. A DAC realiza a sua matrícula automaticamente.

5.    Estou matriculado em uma disciplina e gostaria de desistir? Como devo proceder?
Você deve consultar o período de desistência no calendário da DAC e realizar a desistência on-line. O Calendário da DAC está disponível em http://www.dac.unicamp.br/portal/pos/calendarios/
Preciso me matricular em todas as disciplinas obrigatórias sugeridas a cada semestre?
Não. A grade é apenas uma sugestão. No entanto, o cumprimento de todas as disciplinas dentro do prazo é obrigatório e de sua inteira responsabilidade.

6.    O que são disciplinas eletivas?
São disciplinas não obrigatórias escolhidas pelo aluno, geralmente em conjunto com o seu orientador.
Posso me matricular em qualquer disciplina eletiva oferecida pela Universidade?
Sim, mas o aproveitamento para o curso dependerá da avaliação de seu orientador e da anuência da Coordenação. Recomendamos conversar com seu orientador antes de se matricular em qualquer disciplina eletiva.

7.   Como faço para obter um atestado de matrícula? E um histórico escolar?

Em ambos os casos estes documentos podem ser emitidos on-line pelo próprio aluno, com código de autenticidade que substitui a assinatura. Também pode ser obtido diretamente no balcão de atendimento da DAC, pessoalmente ou através de um procurador (neste caso a DAC exigirá uma procuração).

 

ORIENTAÇÃO/COORIENTAÇÃO

1.    Como e quando será definido quem será o meu orientador?
Após o ingresso no curso, observando-se a área de concentração, linha de pesquisa, disponibilidade do orientador e anuência da Coordenação.

2.    Posso ter um orientador que não seja um professor do IE?
Sim, desde que ele esteja credenciado no respectivo Programa.

3.    É possível mudar de orientador durante o curso?
Sim, desde que todas as partes estejam de acordo e que haja anuência da Comissão de Pós-Graduação.

4.    Posso ter mais de um orientador?
Não. Você deverá ter somente um orientador.

5.    Posso ter um coorientador?
Sim, desde que todas as partes estejam de acordo e que haja anuência da Comissão de Pós-Graduação. O coorientador deverá ser um professor credenciado no respectivo Programa.


PRAZOS

1.    O que é prazo de integralização?
É o prazo máximo que o aluno tem para cumprir os créditos e realizar a defesa.

2.    Já cumpri todos os créditos, mas não conseguirei realizar a defesa antes do prazo de integralização. É possível prorrogar este prazo?
Não. Expirado o prazo máximo você será desligado automaticamente do curso.

3.    Depois de desligado do curso, qual o prazo para pedir o religamento?
O prazo é de dezoito meses e o pedido é realizado uma única vez, somente pelo orientador, desde que observados todos os pré-requisitos. Todas as informações sobre os pré-requisitos para o religamento estão no site: http://www3.eco.unicamp.br/posgraduacao/normas-e-procedimentos/religamentos-para-defesa.html

DEFESA

1.    O que preciso fazer para marcar a minha defesa?
Você precisa acessar o site e seguir todas as instruções: http://www3.eco.unicamp.br/posgraduacao/normas-e-procedimentos/defesas.html

2.    Como deverá ser composta uma banca de defesa?
De acordo com as instruções do site: http://www3.eco.unicamp.br/posgraduacao/normas-e-procedimentos/defesas.html

3.    O meu coorientador poderá ser membro de minha banca?
Não.

4.    Um professor aposentado poderá ser membro de minha banca?
Sim, independente de ser ou não aposentado da Unicamp, sendo classificado como membro interno ou membro externo, de acordo com a existência de vínculo com a Universidade.

5.    Quem será o responsável pelo convite aos membros da banca?
Os convites são de responsabilidade do aluno e de seu orientador. A Secretaria atuará no sentido de apoiar a realização da defesa.

BOLSA

1.    O que é e a quem se destinam as bolsas de estudos dos programas de pós-graduação?
Bolsas de estudos são recursos disponibilizados por agências de fomento que têm a finalidade de auxiliar na permanência e na dedicação exclusiva dos alunos durante os cursos de pós-graduação. Destinam-se somente a alunos regularmente matriculados e selecionados de acordo com os critérios de cada programa.

2.    Quais os valores das bolsas de estudos?
Os valores das bolsas de estudo para os dois programas são R$1.500,00 para o mestrado e R$2.200,00 para o doutorado.

3.    Como faço para obter uma bolsa de estudos?
As bolsas de estudos são alocadas conforme a disponibilidade dos programas e também conforme a colocação no processo seletivo. A aprovação em processo seletivo não garante o direito a uma bolsa de estudos.

4.    Posso acumular atividade de docência remunerada com o recebimento de bolsas de estudos?
Sim, desde que seja atendida a RESOLUÇÃO CPG/IE nº 02/2016 disponível em : http://www3.eco.unicamp.br/posgraduacao/images/arquivos/Resolucao_02_2016-horas_aula_para_bolsistas.pdf

5.    Por quanto tempo posso receber uma bolsa de estudos?
Os prazos máximos estabelecidos para a vigência são 24 meses para o mestrado e 36 meses para o doutorado. No entanto, o término de vigência das bolsas normalmente ocorre nos meses de fevereiro de cada ano, independente do mês de início da vigência.

6.    Posso acumular o recebimento de bolsas de estudos?
Não é permitido acumular bolsa de estudos.

ALUNO

7.    Qual a diferença entre aluno especial e aluno regular?
Aluno especial é aquele que cursa apenas disciplinas isoladas.

Aluno regular é aquele regularmente matriculado nos cursos de pós-graduação do Instituto de Economia da Unicamp.

8.    Sou aluno regular e gostaria de aproveitar disciplinas cursadas em outros programas. Como devo proceder?
Você deverá solicitar o aproveitamento de estudos para a Coordenação, apresentando a ementa/programa, o histórico e a anuência de seu orientador.

9.    Sou aluno especial aprovado em processo seletivo e gostaria de passar a aluno regular. Como devo proceder?
Seu orientador deverá encaminhar uma solicitação para a Secretaria. Você será orientado posteriormente pela Secretaria sobre como fazer a sua matrícula no curso.

10.    Tendo me tornado aluno regular, como faço para convalidar créditos de disciplinas cursadas como aluno especial?
As disciplinas obrigatórias cursadas serão convalidadas automaticamente. A convalidação das disciplinas eletivas deverá ser analisada a pedido de seu orientador, com anuência da Coordenação.

11.    Gostaria de obter ajuda de custo para participação em eventos. Como devo proceder e quais despesas poderão ser cobertas?
A ajuda de custo poderá ser concedida somente a alunos regulares. Se você é aluno regular de um dos programas de pós-graduação stricto sensu do IE e deseja obter ajuda de custo, recomendamos que leia atentamente todas as informações disponíveis no site.
 http://www3.eco.unicamp.br/posgraduacao/normas-e-procedimentos/ajuda-de-custo.html

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