NOTÍCIA

O Instituto de Economia da Unicamp será representado no evento “Agricultura urbana e peri-urbana para cidades inclusivas e resilientes ao clima” a ser realizado no dia 18 de outubro, entre as 18:00 e 18:45 no âmbito do 8º Fórum do Pacto de Milão no Rio de Janeiro. A participação da Unicamp se refere ao acordo de parceria firmado entre a Unicamp (IE), o Estado do Rio de Janeiro e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), cuja iniciativa articula a compra pública de alimentos da agricultura urbana e periurbana do Estado do Rio de Janeiro para resiliência climática e inclusão social e produtiva. 
 
Coordenado por Carolina da Silveira Bueno (NEA+-IE-Unicamp), o projeto conta com a participação de vários pesquisadores da Unicamp, como o professor José Maria da Silveira, Lilian de Pelegrine Elias, Bruno Puga, Pedro Cavalcanti Filho, Pietro Aruto, Lea Vidigal Medeiros (USP), e alunos de mestrado, João Pedro Simões Magro (Unicamp) e Felipe Jabali Marques (USP). Além de alunos de graduação, Clara Mendonça Saliba e Yasmin Bueno Adorno (IE-Unicamp).

Cidades e regiões são altamente vulneráveis às mudanças climáticas devido a fatores que incluem alta densidade populacional, grande número de pessoas em vulnerabilidade socioeconômica, insegurança alimentar e grandes concentrações de bens materiais e culturais (IPCC, 2022).

A promoção da agricultura urbana e periurbana (por exemplo, hortas comunitárias, telhados, etc.) pode reduzir os custos de adaptação às mudanças climáticas nas cidades (IPCC, 2022). Também beneficia a sustentabilidade e a resiliência locais, a criação de empregos, a reciclagem de resíduos, a produção sustentável de alimentos e a educação sobre dietas mais saudáveis.

Neste evento paralelo, o PNUMA apresentará mensagens de relatórios científicos sobre o tema da agricultura urbana e periurbana e sistemas alimentares sustentáveis. Isso será seguido da apresentação de 3 iniciativas brasileiras: um Guia para que os municípios brasileiros integrem a agricultura urbana no planejamento territorial; compras públicas de alimentos de hortas urbanas e periurbanas no Estado do Rio de Janeiro (Unicamp); e o Programa Hortas Cariocas no Rio de Janeiro. Eles discutirão os desafios enfrentados, os benefícios gerados, bem como os arranjos institucionais necessários para melhorar a governança e a colaboração na agricultura urbana para sistemas alimentares sustentáveis. O evento termina com recomendações de alto nível sobre o tema a serem dadas pela FAO.


forum global milao carolina bueno