A Divisão de Meio Ambiente da Unicamp tem monitorado as áreas verdes da universidade e detectou no bosque do Instituto de Economia que parte dos eucaliptos estavam com sérios danos nas suas estruturas, principalmente, nas raízes e troncos. Por isso, nas última semanas, foram realizados cortes preventivos de cinco eucaliptos, espécie não nativa do Brasil, condenadas por oferecer risco iminente de queda e consequente ameaça a todos. A identificação do problema foi feita por profissionais especializados e equipamentos de última geração para esse tipo de controle.
A emergência da situação não pôde esperar um momento de menor circulação e que impactasse menos a mobilidade das pessoas.
A direção do IE acompanha os trabalhos e mantém contato com o órgão responsável para, após a limpeza da área afetada, poder iniciar prontamente estudos com objetivo de recompor a área verde atingida. O desejo é plantar árvores nativas e frutíferas, garantindo que o bosque continue a ser um ambiente de convivência seguro e um símbolo deste instituto. Essa ação futura de plantio de árvores deverá ser realizada em parceria com toda a comunidade acadêmica do IE, com orientação do setor de meio ambiente da Unicamp.
A direção reitera sua preocupação em garantir segurança aos seus estudantes, funcionários e professores e segue à disposição para assegurar maiores esclarecimentos sobre eventuais dúvidas.