No dia de ontem, terça-feira, 16 de outubro de 2018, vivemos uma situação anômala e alarmante. Próximo ao meio-dia, nossa comunidade foi alertada que dois estudantes, um deles do Instituto de Economia da Unicamp, haviam sido detidos pela Guarda Municipal Metropolitana, quando expressavam suas convicções políticas em manifestação pacífica no centro da Cidade de Campinas.
Comunicamo-nos com a Reitoria da Universidade e com o advogado dos estudantes que já se encontrava no local da detenção. Nossa Coordenadora de Graduação e um grupo de alunos dirigiram-se à delegacia para acompanhar o desenrolar dos acontecimentos. Ao final da tarde os alunos foram liberados pelo Delegado.
Nossa comunidade tem orgulho de sua longa história de luta em defesa dos direitos sociais e da cidadania e se une em torno aos valores da solidariedade, da tolerância, da autonomia e do convívio democrático. Manifestamos, portanto, nosso repúdio a todos os atos de violência e arbítrio. Reafirmamos nosso compromisso em prol do direito à liberdade de expressão e de pensamento. Reiteramos nossa firme convicção de que o diálogo, com o respeito à diversidade de posições e ao contraditório constitui a melhor forma de não recuarmos, ainda mais, de nossa longa marcha civilizatória.