Integração física e desenvolvimento na América do Sul: transformações e prospectivas da infraestrutura de transportes na região do "Eixo Amazonas" na Amazônia Centro-Ocidental (2000-2018)

TESE
Autora: Thais Virga | Orientação: Claudio Schuller Maciel

A infraestrutura logística dos transportes comumente é tratada como fundamental e prioritária a quaisquer processos de integração e de ampliação das perspectivas de desenvolvimento socioeconômico de uma cidade, região ou mesmo de um continente. Diante do processo recente de globalização econômica, investimentos foram realizados na criação de eixos de conexão para atender à crescente comercialização de produtos e serviços e à circulação de pessoas. Todavia, tais transformações se diferenciaram, em tempo, espaço e entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, acarretando a maior oferta e integração de malhas viárias em favor dos primeiros.

A América do Sul apresenta historicamente expressivos atrasos em termos infraestruturais, mas é dentro da Amazônia onde o problema apresenta enormes complexidades, haja vista o acúmulo de carências e desafios quanto à conectividade, acessibilidade e ao desenvolvimento socioeconômico. Partindo da inter-relação entre tais aspectos, propõe-se especificar e debater sobre a questão dos transportes na Amazônia Sul-Americana durante o período 2000-2018, com ênfase nas políticas e investimentos efetuados e previstos.

O subespaço, objeto de estudo neste trabalho, é a sub-região alvo dos projetos do Eixo Amazonas na chamada Amazônia Centro-Ocidental, abrangendo obras em áreas do Brasil, Colômbia, Equador e Peru. Sendo tal Eixo, parte de duas grandes agendas de investimentos: Iniciativa de Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA/2000) e Agenda de Projetos Prioritários de Integração (API) do Conselho de Infraestrutura e Planejamento (COSIPLAN/2009).

A discussão está centrada nos impactos, impasses e perspectivas dos 03 projetos estruturantes e 27 individuais do Eixo Amazonas concernentes à conectividade, acessibilidade e desenvolvimento sob um prisma multiescalar, isto é, verificando-os à luz das escalas local (dentro de cada um dos quatro países, entre distintas unidades administrativas), regional (entre tais países e ante o panorama de integração sul-americana) e internacional (diante da inserção e dos interesses de países "extra-zona" pela região amazônica).

A hipótese central da pesquisa é de que a infraestrutura intermodal proposta nos projetos do Eixo Amazonas deve ser interpretada e analisada não apenas pela ótica territorial "extravertida", voltada às conexões globais "para fora", como também pela ótica "intravertida", orientada à integração e desenvolvimento intrarregional ou "para dentro", na qual configuram impactos relevantes e ainda pouco considerados pela literatura acadêmica até então. A metodologia consistiu na análise qualitativa de documentação e materiais recolhidos à luz de autores, abordagens e fontes, sobretudo sul-americanos e amazônicos, além de detalhada pesquisa de campo, essa embasando uma análise circunstanciada do tema central da tese.

Constatou-se que, apesar de obstáculos geográficos, políticos e econômicos em termos de planejamento e execução dos projetos na sub-região amazônica-andina e geopolíticos no âmbito sul-americano, outros fatores, como novas conformações de investimentos, mostraram-se determinantes à execução de projetos e à expansão da integração física, demonstrando que, no caso dos projetos do Eixo Amazonas, alguns avanços de integração e "desenvolvimento" se fizeram sentir na diminuição do isolamento intrarregional, em especial referente ao modal rodoviário.

Através de maior conectividade (com significativas reduções de tempo), acessibilidade e capilaridade (em alguns espaços conformando, pela primeira vez, alguma alternativa de comunicação), e, novas dinâmicas socioeconômicas geradas (via ampliação produtiva e comercial e de oferta de serviços), contempla-se, em boa medida, a ótica intravertida aqui proposta. E, em que pese a ideia de servir à ótica "extravertida", como corredor de passagem hacia afuera, ainda continuar presente de maneira marcante, seus obstáculos de concretização são consideráveis.

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