NOTÍCIA

O Instituto de Economia da Unicamp e o seu Núcleo de Economia Industriais e da Tecnologia (NEIT) apresentam o Ciclo de Webinars Indústria e Inovação. A reconfiguração das cadeias produtivas internacionais e a intensificação das estratégias inovativas empresariais têm impostos desafios crescentes para a competitividade da indústria dos diversos países. Nesse cenário, a indústria brasileira vem passando por diversas transformações, que têm modificado fortemente suas características e sua inserção internacional.

De fato, a indústria brasileira tem perdido sua importância relativa, com perdas expressivas em suas capacidades produtivas, industriais e tecnológicas, marcadas sobretudo pela desindustrialização da economia brasileira, como pelas crescentes dificuldades em internalizar etapas mais intensivas em conhecimento e em tecnologia.

O Ciclo de Webinars Indústria e Inovação representa um espaço de discussão sobre os desafios atuais da indústria brasileira, que conta com a participação de especialistas, brasileiros e do exterior, da universidade e do setor privado. O Ciclo de Webinars Indústria e Inovação é organizado em conjunto pelo Instituto de Economia da Unicamp, por meio do NEIT (Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia), e pela ABEIN (Associação Brasileira de Economia Industrial e da Inovação).

Abaixo os vídeos do ciclo de webinars:


Webinar Perspectivas da Indústria Aeronautica Brasileira em tempos de crise


Webinar Análise Regional: será diferente após a pandemia?


Webinar: Os limites da indústria brasileira da nova versão do industrialismo periférico à pandemia


Webinar Indústria Farmacêutica estado atual e desafios pós Covid 19


Webinar Pandemia e reconversão industrial: propostas e experiências - Prof Elias Jabbour


Impacto da Covid19 para a Economia brasileira: recessão, desemprego e especialização regressiva


Webinar Industrial Policies for Avoiding Middle-income Trap: A New Structural Economics Approach


Webinar Pandemia e resiliência regional: caminhos para a inovação em resposta à crise econômica