Sex23062017

sobreneit

O Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT) do Instituto de Economia da UNICAMP, congrega desde 1985, docentes, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e colaboradores externos que desenvolvem pesquisas individuais e coletivas nas áreas de Economia Industrial, Tecnologia e Inovação Internacional. 

Os projetos desenvolvidos abrangem um conjunto amplo de temas: organização industrial, economia de empresas, pequenas e médias empresas, arranjos locais, cadeias produtivas, serviços de infra-estrutura, competitividade internacional, internacionalização produtiva e comercial, acordos de integração econômica, política industrial e tecnológica, entre outros.

Na segunda metade dos anos 80, o NEIT desenvolveu trabalhos pioneiros na avaliação dos impactos dos novos pólos de difusão de tecnologia (microeletrônica e biotecnologia) na indústria brasileira. Na primeira metade dos anos 90, em parceria com grupos de pesquisa de outras instituições acadêmicas e com o setor privado, o NEIT elaborou o mais completo diagnóstico da competitividade da indústria brasileira e uma proposta de política industrial e de comércio exterior que visava otimizar os efeitos da abertura econômica para o desenvolvimento industrial do país (ECIB).

Na segunda metade dos anos 90 e primeira metade da presente década, o NEIT desenvolveu pesquisas para atualizar o diagnóstico da competitividade de diversas cadeias produtivas na indústria brasileira e dos impactos potenciais das negociações comerciais em curso (ALCA e União Européia). Várias pesquisas desenvolvidas com outras instituições nacionais e internacionais, sobretudo no âmbito da Rede de Pesquisas do Mercosul, avaliaram os impactos da internacionalização da economia brasileira sobre a estrutura e o desempenho da indústria.

Foram desenvolvidos trabalhos de grande repercussão sobre o investimento direto estrangeiro, sobre o comércio exterior das filiais das empresas estrangeiras, sobre a internacionalização das grandes empresas nacionais, sobre as pequenas e médias empresas industriais e sobre arranjos locais de produção e de inovação.

Recentemente, os estudos do NEIT têm se focado nos condicionantes e características do ciclo de investimento e crescimento industrial da segunda metade da década, e na análise dos impactos da atual crise financeira global sobre a indústria brasileira e mundial. Esses estudos e trabalhos têm subsidiado as decisões dos formuladores de políticas públicas no Brasil e no Mercosul.