Nea

IETwitterYoutube Facebook

Sáb23092017

Seminário "Mudanças Climáticas, Gestão de Riscos e Seguro Rural na Agricultura Brasileira"

Acesse o link abaixo para se inscrever no evento:

http://cpes.org/evento/seminario-mudancas-climaticas-gestao-de-riscos-e-seguro-rural-na-agricultura-brasileira/

 

Pag 1 evento Seguro

Pag 2 evento Seguro

Lançamento do livro Planejamento da Produção de Cana-de-Açúcar no Contexto das Mudanças Climáticas Globais

Lançamento do livro Planejamento da Produção de Cana-de-Açúcar no Contexto das Mudanças Climáticas Globais

Data: 30/08/2017, das 14h00 às 17h00.

Local: Mini-Auditório do Centro Cultural do IEL da Unicamp

Organização: Jurandir Zullo Junior, André Tosi Furtado e Claudia Castellanos Pfeiffer

O livro Planejamento da Produção de Cana-de-Açúcar no Contexto das Mudanças Climáticas materializa um dos resultados do Projeto Temático Fapesp, com o mesmo nome, realizado no interior do Programa Fapesp de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais, que contou com uma equipe de diferentes lugares institucionais da Unicamp e de fora dela. Na oportunidade do lançamento do livro, discutiremos a importância e o impacto de um Programa como este lançado pela Fapesp, em 2008, e as principais características e contribuições do projeto temático e do livro lançado pela Editora da Unicamp. Para tanto, contaremos com Reynaldo Victoria, coordenador do Programa na Fapesp; com Eduardo Assad, da Embrapa, e que foi responsável pelo Zoneamento Agrícola de Riscos Climáticos do Ministério da Agricultura; e com pesquisadores do projeto que apresentarão as características e contribuições gerais do projeto e do livro. Após esta reflexão  e debate, haverá o laçamento do livro com sessão de autógrafos.

PROGRAMAÇÃO
14h00 - Abertura
14h15 - Palestra de Abertura - ​Reynaldo Luiz Victoria (Coordenador do Programa Fapesp de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais da Fapesp)
15h00 - Mesa-Redonda  com pesquisadores do projeto
16h15 - Palestra de Encerramento - Eduardo Assad (Embrapa)

Livro AlcScens

 

 

 

Artigo do prof. Walter Belik no jornal Valor Econômico

Valor Belik 1

Valor Belik 2

Docentes do NEA participam do Encontro Anual da Agricultural and Applied Economics Association.

Os professores Alexandre Gori e Rodrigo Lanna representaram o Instituto de Economia da UNICAMP durante o Encontro Anual da AAEA (Agricultural and Applied Economics Association), que aconteceu entre os dias 30 de julho e 1 de agosto na cidade de Chicago, Estados Unidos. A conferência foi organizada pela AAEA e contou com a participação de universidades, agências governamentais, ONGs e do setor privado nos campos da economia agrícola e aplicada.

Os trabalhos apresentados pelos professores Gori e Lanna estão listados abaixo, e tiveram também como autores os alunos de doutorado do Instituto de Economia da Unicamp Gabriela dos Santos e Bruno Miyamoto, além de docentes de outras instituições públicas de ensino.

Relação dos trabalhos apresentados:

Título: Citrus Producers’ Choice of Price Risk Management Tools Autores: Marcelo José Carrer, Federal Institute of Education, Science and Technology of Sao Paulo; Rodrigo Lanna F. Silveira, University of Campinas; Hildo Meirelles De Souza Filho, Federal University of São Carlos

Título: Measuring the Farm Level Impact of Rural Credit: A Two Stage Approach. Autores: Gabriela Dos Santos Eusébio, University of Campinas; Alexandre Gori-Maia, University of Campinas; Rodrigo Lanna F. Silveira, University of Campinas

Título: Climate Change and Agriculture: Do Ecosystem Services Matter? Autores: Bruno C. B. Miyamoto, State University of Campinas; Alexandre Gori-Maia, University of Campinas; Junior Ruiz Garcia, Federal University of Parana - Brazil

Mais informações no site: http://www.aaea.org/meetings/2017-aaea-annual-meeting

Foto Chicago 1

Prof. Alexandre Gori durante a apresentação do trabalho.

Foto Chicago 2

Da esquerda para direita: Prof. Marcelo Carrer (IFSP - São Carlos), Prof. Rodrigo Lanna (IE - UNICAMP),

Prof. Daniel  Capitani (FCA - UNICAMP) e Prof. Alexandre Gori (IE - UNICAMP)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Professores do NEA lançam livro sobre riscos na agropecuária

Foto Livro Lanna Buainain 2 O Núcleo de Economia Agrícola e do Meio Ambiente (NEA) anuncia o lançamento do livro "Manual de avaliação de riscos na agropecuária", de autoria dos professores Antônio Buainain e Rodrigo Lanna. A publicação é fruto da colaboração entre o NEA/IE/Unicamp, a Escola Nacional de Seguros e o Banco Mundial.

O manual introduz ferramentas e enfoques para a análise dos principais tipos de risco a que a atividade agropecuária está exposta, além de apresentar informações sobre os instrumentos de gestão de risco disponíveis e em uso no Brasil. Utilizando uma visão holística sobre os riscos na agropecuária, propõe uma abordagem integrada para as decisões relacionadas ao risco, que inclui medidas para prevenir o evento adverso, mitigar o impacto potencial de tal evento e/ou enfrentar os efeitos negativos decorrentes da ocorrência de fatores adversos.

O público-alvo deste manual inclui produtores rurais, técnicos, pesquisadores, servidores públicos, estudantes e empresários ligados ao agronegócio, entre outros agentes que tenham interesse ou atuem em atividades associadas à atividade agropecuária.