Dom19112017

PROFESSORA

ballini

Instituto de Economia - UNICAMP
Núcleo de Economia Agrícola e Ambiental (NEA)
Rua Pitágoras, 353 - Cidade Universitária - Campinas/SP
São Paulo - Brasil
Telefone +55 (19) 3521-5741

Curriculum Lattes: lattes

Formação Acadêmica
  • Pós-Doutorado - Iona College, I.C. - Estados Unidos. 2012

• Pós-Doutorado - UNICAMP - Brasil. 2002

• Doutorado em Engenharia Elétrica - UNICAMP - Brasil. 2000

• Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional - Universidade de São Paulo, USP - Brasil. 1996

• Graduação em Bacharelado Em Matemática - UFSCAR - Brasil.1994

Áreas de Pesquisas:
  • análise e previsão de séries temporais

• sistemas fuzzy

• redes neurais

• redes neuro-fuzzy

• modelos dinâmicos

Publicações Recentes:

Artigos em periódicos

MACIEL, LEANDRO ; Ballini, Rosangela ; GOMIDE, Fernando . Evolving granular analytics for interval time series forecasting. Granular Computing, v. 1, p. 1-12, 2016.

Maciel, L. S. ; Gomide, F. ; Ballini, R. . A differential evolution algorithm for yield curve estimation. Mathematics and Computers in Simulation (Print), v. 129, p. 10-30, 2016.

SIBIN, B. H. ; SILVA FILHO, L. A. ; Ballini, R. . Financiamento habitacional e seus impactos sobre os preços na construção civil brasileira. Espacios (Caracas), v. 37, p. 24, 2016.

MACIEL, LEANDRO ; Ballini, Rosangela ; GOMIDE, Fernando . Evolving possibilistic fuzzy modelling. Journal of Statistical Computation and Simulation, v. 88, p. 1-21, 2016.

MACIEL, LEANDRO ; GOMIDE, F. ; Ballini, R. . Evolving Fuzzy-GARCH Approach for Financial Volatility Modeling and Forecasting. Computational Economics, v. -, p. 1-20, 2015.

Livros e Capítulos

Maciel, L. S. ; Gomide, F. ; Ballini, R. ; YAGER, R. . Participatory Learning Fuzzy Clustering for Interval-Valued Data. In: Joao Paulo Carvalho, Marie-Jeanne Lesot, Uzay Kaymak, Susana Vieira, Bernadette Bouchon-Meunier, Ronald R. Yager. (Org.). Information Processing and Management of Uncertainty in Knowledge-Based Systems. 1ed.New York: Springer, 2016, v. 610, p. 687-698.

MACIEL, L. ; Gomide, F. ; Ballini, R. . Evolving possibilistic fuzzy modeling and application in value-at-risk estimation. In: Janusz Kacprzyk, Dimitar Filev, Gleb Beliakov. (Org.). Granular, Soft and Fuzzy Approaches for Intelligent Systems: Dedicated to Professor Ronald R. Yager. 1ed.: , 2016, v. 344, p. 1-20.

LEMOS, ANDRE ; Ballini, Rosangela ; CAMINHAS, WALMIR ; GOMIDE, Fernando . System Modeling and Forecasting with Evolving Fuzzy Algorithms. In: Ronald R. Yager;Ali M. Abbasov;Marek Z. Reformat;Shahnaz N. Shahbazova. (Org.). Studies in Fuzziness and Soft Computing. 1ed.: Springer Berlin Heidelberg, 2013, v. , p. 255-268.