Dom19112017

PROFESSOR

pedro ramos

Instituto de Economia - UNICAMP
Núcleo de Economia Agrícola e Ambiental (NEA)
Rua Pitágoras, 353 - Cidade Universitária - Campinas/SP
São Paulo - Brasil
Telefone +55 (19) 3521-5752

Curriculum Lattes: lattes

Formação Acadêmica
  • Doutorado em Administração de Empresas - Fundação Getulio Vargas, SP - Brasil. 1987
  • Mestrado em Economia de Empresas - Fundação Getulio Vargas, SP - Brasil. 1980
  • Graduação em Ciências Econômicas - Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP - Brasil. 1977
Áreas de Pesquisas:
  • Economia com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais

Publicações Recentes:

Artigos em periódicos

CARVALHO, G. C. ; GALLO, Zildo ; QUEDA, Oriowaldo ; RAMOS, Pedro . Monocultura canavieiras e produção local de alimentos em Pradópolis-SP: projeto de assentamento como possibilidade de diversificação. Retratos de Assentamentos, v. 17, p. 139-160, 2014.

HERRERA, José Antonio ; RAMOS, Pedro ; SILVA, JOÃO ULISSES BARATA DA . Novas estratégias produtivas na Amazônia: estudo sobre os produtores agropecuários familiares no sudoeste paraense. Revista de Economia e Sociologia Rural (Impresso), v. 52, p. 223-242, 2014.

Livros e Capítulos

RAMOS, Pedro. Trajetória e situação atual da agroindústria canavieira do Brasil e do mercado de álcool carburante. In: Gesmar Rosa dos Santos. (Org.). Quarenta anos de etanol em larga escala no Brasil : desafios, crises e perspectivas. 1ed.Brasília/DF: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2016, v. , p. 47-82.

RAMOS, Pedro. Uma história sem fim: a persistência da questão agrária no Brasil contemporâneo. In: Antônio Márcio Buainain;Eliseu Alves;José Maria da Silveira;Zander Navarro. (Org.). O mundo rural no Brasil do século 21: A formação de um novo padrão agrário e agrícola. 1ed.Brasilia/DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2014, v. 1, p. 655-694.