Dom19112017

PROFESSOR

marcelo pereira da cunha

Instituto de Economia - UNICAMP
Núcleo de Economia Agrícola e Ambiental (NEA)
Rua Pitágoras, 353 - Cidade Universitária - Campinas/SP
São Paulo - Brasil
Telefone +55 (19) 3521-0332

Curriculum Lattes: lattes

Formação Acadêmica

• Doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos - UNICAMP - Brasil. 2011

• Mestrado em Matemática Aplicada - Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, Graduação em Engenharia Mecânica - Escola Politécnica, USP - Brasil.1993

• Graduação em Engenharia Mecânica - Escola Politécnica, USP - Brasil. 1993

Áreas de Pesquisas:

• Estudo de setores energéticos

Publicações Recentes:

Artigos em periódicos

Reis Neto, Octavio Pimenta ; CUNHA, M. P. . Impact modeling of anintegratedmunicipal solid waste treatment in Brazilian economy. International Journal of Scientific Research and Innovative Technology, v. 03, p. 1-14, 2016.

MACHADO, PEDRO GERBER ; WALTER, ARNALDO ; CUNHA, MARCELO . Bio-based propylene production in a sugarcane biorefinery: A techno-economic evaluation for Brazilian conditions. Biofuels, Bioproducts & Biorefining, v. 10, p. 623-633, 2016.

SILVA FILHO, L. A. ; DA CUNHA, M.P . PREÇO INTERNACIONAL DAS COMMODITIES E IMPACTOS NA ATIVIDADE ECONÔMICA BRASILEIRA: SIMULAÇÕES POR EQUEILIBRIO GERAL COMPUTÁVEL. Revista Espacios, v. 37, p. 1-30, 2016.

Chagas, M. F. ; CUNHA, M. P. ; GUILHOTO, J. J. M. ; BONOMI, A. ; GRIFFIN, W. M. . Hybrid input-output life cycle assessment of first and second generation ethanol production technologies in Brazil. Journal of Industrial Ecology, v. 1, p. 1-11, 2015.

CARDOSO, T.F. ; CHAGAS, M.F. ; RIVERA, E.C. ; CAVALETT, O. ; MORAIS, E.R. ; GERALDO, V.C. ; BRAUNBECK, O. ; DA CUNHA, M.P. ; CORTEZ, L.A.B. ; BONOMI, A. . A vertical integration simplified model for straw recovery as feedstock in sugarcane biorefineries. Biomass & Bioenergy, v. 81, p. 216-223, 2015.

CUNHA, M. P.. Padrão do crescimento brasileiro pós-Plano Real: uma abordagem estrutural a partir da Análise de Insumo-Produto. Revista Política Social e Desenvolvimento, v. 24, p. 25-31, 2015.

Livros e Capítulos

BONOMI, A. (Org.) ; CAVALETT, O. (Org.) ; DA CUNHA, M.P. (Org.) ; LIMA, M. (Org.) . Virtual Biorefinery An Optimization Strategy for Renewable Carbon Valorization. 1. ed. Springer, 2016. v. 1. 285p .