Dom24092017

PROFESSOR

jose maria

Instituto de Economia - UNICAMP
Núcleo de Economia Agrícola e Ambiental (NEA)
Rua Pitágoras, 353 - Cidade Universitária - Campinas/SP
São Paulo - Brasil
Telefone +55 (19) 3521-5746

Curriculum Lattes: lattes

Formação Acadêmica

• Doutorado em Ciência Econômica - UNICAMP - Brasil. 2002

• Mestrado em Ciência Econômica - UNICAMP - Brasil.  1984

• Graduação em Curso de Engenharia Agrônoma - ESALQ/USP - Brasil. 1997

Áreas de Pesquisas:

• biotecnologia

• propriedade intelectual

• organizações e instituições

• biossegurança

• reforma agrária

• agronegócio

Publicações Recentes:

Artigos em periódicos

MAIA, Alexandre Gori ; MIYAMOTO, BRUNO CÉSAR BRITO ; SILVEIRA, JOSÉ MARIA FERREIRA JARDIM . A adoção de Sistemas Produtivos entre Grupos de Pequenos Produtores de Algodão no Brasil. Revista de economia e sociologia rural, v. 54, p. 203-220, 2016.

PEREIRA, Caroline Nascimento ; SILVEIRA, JOSÉ MARIA FERREIRA JARDIM . Análise Exploratória da Eficiência Produtiva das Usinas de Cana-de-açúcar na Região Centro-Sul do Brasil. Revista de economia e sociologia rural, v. 54, p. 147-166, 2016.

MAIA, Alexandre Gori ; SILVEIRA, José Maria F. J. . How Latent Attitudes Affect Farmers? Preferences for Genetically Modified Seeds: The Case of Small Corn Growers in Brazil. AgBioForum, v. 19, p. 72-84, 2016.

VIEIRA FILHO, J. E. R. ; SILVEIRA, José Maria F. J. . Competências organizacionais, trajetória tecnológica e aprendizado local na agricultura: o paradoxo de Prebisch. Economia e Sociedade (UNICAMP. Impresso), v. 5, p. 599-629, 2016.

LIBERA, A. D. ; SILVA JUNIOR, J. J. ; MIYAMOTO, B. C. B. ; MAIA, A. G. ; SILVEIRA, José Maria F. J. . Socioeconomic Impact Assessment of the Diffusion of GM Cotton Cultivars in Brazil. Revista Eletrônica Documento/Monumento, v. 19, p. 72-85, 2016.

POZ, Maria Ester Dal ; DA SILVEIRA, JOSÉ M.F.J. ; BUENO, CAROLINA S. ; ROCHA, Leonardo Andrade . Bio-based Energy Scenarios: Looking for Waste. Procedia Manufacturing, v. 7, p. 478-489, 2016.

ALCÂNTARA, WENERSAMY RAMOS DE ; ALCÂNTARA, DANIELA PIRES RAMOS DE ; Silveira, José Maria F. J. da . A desigualdade pode afetar a eficiência do sistema financeiro? Um modelo de equilíbrio em dois períodos com fricções na intermediação financeira. Revista Brasileira de Economia (Impresso), v. 69, p. 17-51, 2015.

DE SOUZA, LUIZ GUSTAVO ANTONIO ; DE MORAES, MÁRCIA AZANHA FERRAZ DIAS ; DAL POZ, MARIA ESTER SOARES ; DA SILVEIRA, JOSÉ MARIA FERREIRA JARDIM . Collaborative Networks as a measure of the Innovation Systems in second-generation ethanol. Scientometrics (Online), v. 1, p. 1, 2015.

ROCHA, MARCO ANTONIO M. DA ; Silveira, José Maria Ferreira Jardim da . Propriedade e controle dos setores privatizados no Brasil: uma avaliação da reestruturação societária pós-privatização. Revista de Economia Contemporânea, v. 19, p. 49-73, 2015.

CAPALBO, D. M. F. ; ARANTES, O. M. N. ; MAIA, Alexandre Gori ; BORGES, I. C. ; SILVEIRA, José Maria F. J. . A Study of Stakeholder Views to Shape a Communication Strategy for GMO in Brazil. Frontiers in Bioengineering and Biotechnology, v. 3, p. 1, 2015.

Livros e Capítulos

SALLES FILHO, Sergio Luis M. (Org.) ; CORTEZ, L. A. B. (Org.) ; SILVEIRA, José Maria F. J. (Org.) ; TRINDADE, S. (Org.) . Global Bioethanol: evolution, risks and uncertainties. 1. ed. Londres: Elsevier, 2016. v. 1. 258p .

SILVEIRA, José Maria F. J.; NAVARRO, Zander (Org.) ; Buainain, Antônio Márcio (Org.) ; ALVES, Eliseu (Org.) . O mundo rural no Brasil do século 21: A formação de um novo padrão agrário e agrícola. 1. ed. Brasilia/DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2014. v. 1. 1159p.