Dom24092017

Alexandre Gori Maia

PROFESSOR

Instituto de Economia - UNICAMP
Núcleo de Economia Agrícola e Ambiental (NEA)
Rua Pitágoras, 353 - Cidade Universitária - Campinas/SP
São Paulo - Brasil

Telefone: (19) 3521-5750

Curriculum Lattes: lattes

Formação Acadêmica

• Pós-Doutorado - USP - Brasil. 2009

• Pós-Doutorado - University of Texas at Austin, UT Austin - Estados Unidos. 2007

• Doutorado em Economia Aplicada - UNICAMP - Brasil. 2006

• Mestrado em Desenvolvimento Econômico - UNICAMP - Brasil. 2001

• Graduação em Estatística - UNICAMP - Brasil. 1996

• Curso técnico/profissionalizante em Processamento de Dados - COTUCA - Brasil. 1991

Áreas de Pesquisas:

• Demografia econômica

• Desenvolvimento rural

• Avaliação de impactos ambientais

• Pobreza

• Desigualdade e desenvolvimento socioeconômico.

Publicações Recentes:

Artigos em periódicos

MENEZES, E. ; MAIA, Alexandre Gori ; CARVALHO, C. . Effectiveness of low-carbon development strategies: Evaluation of policy scenarios for the urban transport sector in a Brazilian megacity. Technological Forecasting & Social Change, v. 114, p. 226-241, 2017.

GORI MAIA, ALEXANDRE; SAKAMOTO, C. S. . The impacts of rapid demographic transition on family structure and income inequality in Brazil, 1981-2011. POPULATION STUDIES-A JOURNAL OF DEMOGRAPHY, v. 70, p. 293-309, 2016.

GORI MAIA, ALEXANDRE; SILVEIRA, J. M. S. . How latent attitudes affect farmers? preferences for genetically modified seeds: the case of small corn growers in Brazil. AgBioForum, v. 19, p. 72-84, 2016.

MAIA, Alexandre Gori; MIYAMOTO, BRUNO CÉSAR BRITO ; SILVEIRA, JOSÉ MARIA FERREIRA JARDIM . A adoção de Sistemas Produtivos entre Grupos de Pequenos Produtores de Algodão no Brasil. Revista de economia e sociologia rural, v. 54, p. 203-220, 2016.

SAKAMOTO, C. S. ; NASCIMENTO, C. A. ; MAIA, Alexandre Gori . As Famílias Pluriativas e Não Agrícolas no Rural Brasileiro: condicionantes e diferenciais de renda. Revista de economia e sociologia rural, v. 54, p. 561-582, 2016.

LIBERA, A. D. ; SILVA JR., J. ; MIYAMOTO, B. C. B. ; MAIA, Alexandre Gori ; SILVEIRA, J. M. S. . Socioeconomic impact assessment of the diffusion of GM cotton cultivars in Brazil. Revista Eletrônica Documento/Monumento, v. 19, p. 72-85, 2016.

MAIA, Alexandre Gori; SAKAMOTO, A. . Occupational structure and socioeconomic inequality: a comparative study between Brazil and the United States. Economia e Sociedade, v. 24, p. 229-261, 2015.

MAIA, Alexandre Gori; SAKAMOTO, A. ; WANG, S. X. . Socioeconomic Attainments of Japanese Brazilians and Japanese Americans. Sociology of Race and Ethnicity, v. 1, p. 547-563, 2015.

CAPALBO, D. M. F. ; ARANTES, O. M. N. ; MAIA, Alexandre Gori ; BORGES, I. C. ; SILVEIRA, J. M. S. . A Study of Stakeholder Views to Shape a Communication Strategy for GMO in Brazil. Frontiers in Bioengineering and Biotechnology, v. 3, p. 1-10, 2015.

MAIA, Alexandre Gori; BUAINAIN, ANTONIO MARCIO . O novo mapa da população rural brasileiraLa nouvelle carte de la population rurale du BrésilThe new map of Brazil's rural population. Confins (Paris), v. 2015, p. 1-26, 2015.

Livros e Capítulos

FASIABEN, M. C. R. ; MAIA, Alexandre Gori ; ANDRADE, D. C. ; ALMEIDA, M. M. T. B. ; ANGELO, J. A. . Custos da preservação ambiental em diferentes tipos de unidades de produção agrícola: o caso da região do Corredor Cantareira-Mantiqueira. In: Lucilia Maria Parron; Junior Ruiz Garcia; Edilson Batista de Oliveria; George Gardner Brown; Rachel Bardy Prado. (Org.). Serviços ambientais em sistema agrícolas e florestais do bioma Mata Atlântica. 1ed.Brasília: Embrapa, 2015, v. , p. 289-299.

MAIA, Alexandre Gori; ROMEIRO, Ademar Ribeiro ; JUSTO, M. C. . Custo-efetividade de tratamentos de dejetos de suínos no Oeste Catarinense. In: Tosto, S. G.; Belarmino, L. C.; Romeiro, A. R.; Rodrigues, C. A. G.. (Org.). Valoração de serviços ecossistêmicos: metodologias e estudos de caso. 1ed.Brasília: Embrapa, 2015, v. , p. 223-242.