Dom24092017

PROFESSOR

perfil lanna

Instituto de Economia - UNICAMP
Núcleo de Economia Agrícola e Ambiental (NEA)

Rua Pitágoras, 353 - Cidade Universitária - Campinas/SP
São Paulo - Brasil
Telefone +55 019 35215762

Curriculum Lattes: lattes

Formação Acadêmica

• Pós-Doutorado - University of Nebraska/Lincoln, UNL - Estados Unidos. 2015

• Doutorado em Economia Aplicada - ESALQ/USP - Brasil. 2008

• Mestrado em Economia Aplicada - ESALQ/USP - Brasil. 2002

• Graduação em Ciências Econômicas - FEA/USP - Brasil. 1999

Áreas de Pesquisas:

• Economia agrícola

• Economia de empresas

• Finanças

Publicações Recentes:

Artigos em periódicos

FONSECA, C. V. C. ; SILVEIRA, RODRIGO L. F. . Governança Corporativa e Custo de Capital de Terceiros: Evidências entre Empresas Brasileiras de Capital Aberto. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre. Online), v. 22, p. 106-133, 2016.

DA SILVEIRA, RODRIGO LANNA F.; MATTOS, FABIO L. ; SAES, MARIA SYLVIA M. . The Reaction of Coffee Futures Price Volatility to Crop Reports. Emerging Markets Finance & Trade, v. 1, p. 1540496X.2016.1205976, 2016.

FONSECA, C. V. C. ; SILVEIRA, RODRIGO L. F. ; HIRATUKA, C. . A Relação entre a Governança Corporativa e a Estrutura de Capital das Empresas Brasileiras no Período 2000-2013. Enfoque: Reflexão Contábil (Impresso), v. 35, p. 35-52, 2016.

MATTOS, FABIO L. ; SILVEIRA, RODRIGO L. F. . Futures Price Response to Crop Reports in Grain Markets. JOURNAL OF FUTURES MARKETS, v. 36, p. 923-942, 2016.

SOUZA, MARIA CAROLINA DE AZEVEDO FERREIRA ; MAZZALI, LEONEL ; SILVEIRA, RODRIGO LANNA FRANCO DA ; BACIC, MIGUEL JUAN . Pequenas empresas industriais de longa permanência no mercado: uma análise a partir da literatura e de evidências empíricas. Gestão & Produção (UFSCAR. Impresso), v. 21, p. 157-170, 2014.

DA SILVEIRA, RODRIGO LANNA FRANCO; GORI MAIA, ALEXANDRE ; CRUZ JÚNIOR, JOSÉ CÉSAR ; MACCHIONE SAES, MARIA SYLVIA . Influence of farmers? behavioral attitudes on hedging decisions. Academia (Caracas), v. 27, p. 355-365, 2014.

SILVEIRA, R. L. F.; Maciel, Leandro dos Santos ; BALLINI, R. . Derivativos sobre Commodities Influenciam a Volatilidade dos Preços à Vista? Uma análise nos mercados de boi gordo e café arábica no Brasil. Revista de Economia e Sociologia Rural (Impresso), v. 52, p. 417-436, 2014.

FORTES, P. C. B. ; SILVEIRA, R. L. F. ; BACIC, M. J. . O EFEITO DOS FUNDOS DE PRIVATE EQUITY NAS COTAÇÕES DAS AÇÕES DE EMPRESAS COM ABERTURA DE CAPITAL NO BRASIL ENTRE 2004 A 2007. Enfoque: Reflexão Contábil (Impresso), v. 33, p. 83-101, 2014.

Saes, Maria Sylvia Macchione ; SILVEIRA, R. L. F. . Novas formas de organização nas cadeias agropecuárias brasileiras: tendências recentes. Estudos Sociedade e Agricultura (UFRRJ), v. 2, p. 386-407, 2014.

SILVEIRA, R. L. F.; CARRER, M. J. ; CARVALHO, T. B. ; FOSCACHES, C. A. L. ; Saes, Maria Sylvia Macchione . Formas Plurais de Governança: uma análise das transações de suprimento entre frigoríficos e pecuaristas. Revista de Economia e Sociologia Rural (Impresso), v. 52, p. 761-782, 2014.

SILVEIRA, R. L. F.; Leandro S. Maciel ; BALLINI, R. . Cointegration and causality-in-mean and variance tests: Evidence of price discovery for Brazilian cross-listed stocks. RBEE. Revista Brasileira de Economia de Empresas, v. 14, p. 2-35, 2014.

Livros e Capítulos

SILVEIRA, R. L. F.; CARRER, M. J. ; CARVALHO, T. B. ; FOSCACHES, C. A. L. . Meat Industry: The Cases of Minerva, Frigo-Brás, and Angelelli. In: Claude Ménard; Maria Sylvia Macchione Saes; Vivian Lara dos Santos Silva; Emmanuel Raynaud. (Org.). CHALLENGES TO ECONOMIC ORGANIZATION: Plural Forms. 1ed.São Paulo: Atlas, 2014, v. , p. 180-.

Buainain, A. M. ; PEDROSA, M. T. M. ; VIEIRA JUNIOR, P. A. ; SILVEIRA, R. L. F. ; NAVARRO, Z. . Quais os riscos mais relevantes nas atividades agropecuárias?. In: Antônio Márcio Buainain; Eliseu Alves; José Maria da Silveira; Zander Navarro,. (Org.). O mundo rural no Brasil do século 21 : a formação de um novo padrão agrário e agrícola. 1ed.Brasília: Embrapa, 2014, v. , p. 175-.

Saes, Maria Sylvia Macchione ; SILVEIRA, R. L. F. . Novas formas de organização das cadeias agrícolas brasileiras: tendências recentes .. In: Antônio Márcio Buainain; Eliseu Alves; José Maria da Silveira; Zander Navarro,. (Org.). O mundo rural no Brasil do século 21 A formação de um novo padrão agrário e agrícola. 1ed.Brasília: Embrapa, 2014, v. 1, p. 295-.