A tese "Bancos, shadow banks e moedas endógenas: desafios à política monetária do Federal Reserve no século XXI", de Olivia Maria Bullio Matos, venceu o prêmio Capes de 2016 na área de economia. O estudo foi defendido no IE em 2015 e teve orientação da professora Simone Silva de Deos. A Iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), consagrou os melhores trabalhos de doutorado defendidos no país.

A tese vencedora tem como principal hipótese que a política monetária “não-convencional” realizada pelo Federal Reserve a partir de 2007 é resultado direto das mudanças do papel e a da forma de atuação dos grandes bancos e do surgimento do chamado shadow banking system. “Discutir o desenvolvimento do sistema financeiro norte-americano que levou à crise e as ações de política monetária dentro desse contexto são os objetivos centrais deste trabalho”, explicou a autora.







A Câmara Brasileira de Livros divulgou os vencedores do Prêmio Jabuti 2016, entre os quais o livro Propriedade Intelectual e Inovações na Agricultura ficou em 2o lugar na categoria Economia, Administração, Negócios, Turismo, Hotelaria e Lazer.







O Conselho Federal de Economia encaminha o Certificado do Prêmio Destaque Econômico do Ano 2015 - Modalidade Academica, sendo que a Placa de homenagem foi entregue na abertura do XXV Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia - SINCE, em Natal/Rio Grande do Norte, no dia 31 de agosto de 2016.







O livro “Taxa de Câmbio e Política Cambial no Brasil” foi contemplado com o 1º lugar na Categoria Livro do XXII Prêmio Brasil de Economia, promovido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon).







preimioABPHEDissertação de mestrado defendida por Thomas Victor Conti no IE/Unicamp sob a orientação do professor Eduardo Barros Mariutti foi premiada no dia 21 de Julho com Menção Honrosa no Premio ABPHE Tese e Dissertação (2014-2016), concorrendo com teses de doutorado.

Mais Informações