Instituto de Economia

Direção do IE

Diretor do Instituto de Economia: Prof. Dr. Paulo Sérgio Fracalanza

pauloPossui Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1991), Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1993), Mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1995), Doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2001), com Doutorado Sanduíche na Université Louis Pasteur em Strasbourg, França (1997 - 1998). Em 2008, participou do Entrepreneurship Research Conference na Babson College (MA - EUA) e em 2006, do CAPORDE (Cambridge Advanced Programme on Rethinking the Development Economics) na University of Cambridge, UK. Atualmente é Professor Doutor e Coordenador Geral da Pós-Graduação do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas. É pesquisador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT) e do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (CESIT). Nessa instituição leciona na graduação e na pós-graduação nas disciplinas de Teoria Econômica. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial, Economia do Trabalho e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: redução da jornada de trabalho, políticas ativas de emprego, estudos setoriais, economia da inovação, regulação econômica, abordagem evolucionária e economia política.

icone-lattes-28pxCurrículo Lattes

Diretor Associado: Prof. Dr. André Martins Biancareli

andrePossui graduação, mestrado e doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Campinas, pesquisador e diretor do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (Cecon) desta instituição. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Brasileira, Balanço de Pagamentos e Finanças Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: países em desenvolvimento, estratégias de desenvolvimento, América do Sul, globalização financeira, sistemas financeiros, controles de capital, integração financeira regional, setor externo da economia brasileira. Desde 2012, é editor da revista Economia e Sociedade e coordenador da Rede D.

 icone-lattes-28pxCurrículo Lattes

Imagem aérea do Instituto de EconomiaO Instituto de Economia da UNICAMP foi criado em 1984 e tem por finalidade a promoção do ensino e da pesquisa na área de Economia. Originou-se do antigo Departamento de Economia e Planejamento Econômico. Nossa História.

Centros de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa