O XIII Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO) de 2019 será realizado entre os dias e 23 e 26 de setembro, no campus da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O tema central do XIII Encontro é "Será o Antropoceno a era do colapso ambiental? Pensando uma economia para o Planeta Terra."

Esta edição do Encontro Nacional de Economia Ecológica se propõe a debater um tema que vem ganhando espaço cada vez maior na literatura sobre as questões ambientais e os desafios contemporâneos impostos pela atual crise ecológica pela qual a humanidade passa. Trata-se do Antropoceno, conceito que vem sendo usado para descrever o protagonismo que as ações antrópicas assumiram no contexto das mudanças globais. A centralidade das forças humanas é considerada determinante, justificando, pois, a menção a uma “nova era geológica”. Estamos prestes a finalizar a segunda década do século XXI. É nítido que que nos últimos anos houve um adensamento das críticas ao modelo de civilização industrial erigido na Revolução Industrial do século XVIII.

Tais críticas vêm se avolumando em função principalmente de questões urgentes, como as mudanças climáticas. Em meio a este contexto, o debate sobre o Antropoceno, sua lógica interna, seus determinantes sociais e políticos, bem como seus desdobramentos são de fundamental importância, principalmente se se considerarmos o contexto socioeconômico e político vivido no Brasil, além das constantes ameaças a retrocessos na área ambiental. É neste contexto que lançamos a pergunta se o Antropoceno será a era do colapso ambiental e apresentamos à sociedade em geral o desafio de (re)pensar uma economia para o Planeta Terra, levando-se em consideração os limites físicos e morais à expansão indefinida do sistema econômico. Cabe lembrar também que esta edição do nosso Encontro é especialmente importante, pois estamos comemorando os 25 anos de fundação da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica.

O XIII Encontro ECOECO receberá até o dia 29/04 propostas de trabalho para as 11 Sessões Temáticas que irão compor a programação oficial do evento que será realizado entre os dias 23 e 26 de setembro de 2019 na UNICAMP, em Campinas, SP. Acesse a chamada de trabalhos e confira as normas para submissão de artigos.

Para mais informações e inscrições, acesse: www.ecoeco2019.sinteseeventos.com.br

Inscreva-se, contate suas redes, e venha fazer conosco este XIII Encontro!

Quando: 23 a 26/09/2019.

Onde: Universidade de Campinas-SP