EVENTO

O Instituto de Economia da Unicamp convida, através do seu Núcleo de Estudos de Economia Agrícola e do Meio Ambiente (NEA+), para o primeiro evento do ciclo "Seminários em economia aplicada, agrícola e do meio ambiente". Esse projeto, coordenado pelo professores Marcelo Justus e Antônio Márcio Buainain, conta com a importante participação de alunos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico matriculados nas disciplinas de Seminários de Dissertações/Teses.

A Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio) garante um preço mínimo para 17 produtos extrativistas que ajudam na conservação dos biomas brasileiros. Seu objetivo é fomentar a proteção ao meio ambiente, contribuir com a redução do desmatamento, como forma de minimizar os efeitos das mudanças climáticas, garantido, inclusive, renda às populações que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição.

O Programa de Aquisição de Alimentos – PAA possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

Para o alcance desses dois objetivos, o Programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial e pelos equipamentos públicos de alimentação e nutrição.

O PAA também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar.

Além disso, o Programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e também redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o associativismo.

Exposição: Ênio Carlos Moura de Souza, gerente de estudos da agricultura familiar e da sociobiodiversidade da Conab.

Coordenação: Marcelo Justus e Antônio Marcio Buainain.

Organização: Juliana Torres

Quando: 5 de novembro, às 09h

Link para participar: Webinar: políticas públicas para agricultura familiar: PGPM-Bio e PAA