O Instituto de Economia promoveu, através do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT), o Webinar: "Análise Regional: Será diferente após a pandemia?".

Convidados:

Apresentação: Prof. Dr. Cássio Rolim, Professor Titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR)*

Debatedor: Prof. Dr. João Policarpo, Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)**

Data: 20 de maio de 2020 (quarta-feira), às 11h.

* Cassio Frederico Camargo Rolim é Graduado (1972) e Doutorado (1990) em Economia pela Faculdade de Economia e Administração Universidade de São Paulo, mestre em Planejamento Regional e Urbano pela UFRJ. No estágio de pós-doutoramento foi pesquisador convidado junto ao LATTS-ENPC. Participou da equipe de coordenação do Plano de Redução da Pobreza de Moçambique como economista associado da KSG-Harvard University, Foi por duas vezes o coordenador brasileiro do projeto "Apoio das Universidades ao Desenvolvimento Regional" dirigido internacionalmente pela OCDE. Foi membro da equipe de capacity building junto à Universidade Eduardo Mondlane , Moçambique, como professor associado da Universidade de Roma Tor-Vergata. Foi professor visitante no Centro de Estudios Brasilenos da Universidade de Salamanca. Atualmente é professor titular aposentado do Departamento de Economia da Universidade Federal do Parana, ex-professor sênior do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Econômico da UFPR, ex-Diretor da Associação Brasileira de Estudos Regionais, ex-Diretor da ANPUR.. Publicou 19 artigos em periódicos especializados e 63 trabalhos em anais de eventos. Possui 20 capítulos de livros e 2 livros publicados. Possui 1 software e outros 28 itens de produção técnica. . Orientou 4 teses de doutorado, 15 dissertações de mestrado e co-orientou 2, além de ter orientado cerca de 36 trabalhos de conclusão de cursos, de graduação, especialização e iniciação científica na área de Economia. Recebeu 1 prêmio. Atua na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, Economia do Ensino Superior e Economia da Inovação. Em suas atividades profissionais interagiu com 34 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Desenvolvimento regional e urbano, Economia Regional e Urbana, Universidade e Desenvolvimento, Inovação, Urbanização, Contas Regionais, Moçambique, Abertura Comercial, Regiões Brasileiras, Economia Paranaense.

** João Policarpo Rodrigues Lima possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1973), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1977) e doutorado em Economia - University of London (1988). Pós-doutorado na University of North London (2000). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, Nordeste do Brasil, agroindústria canavieira, arranjos produtivos, desenvolvimento local e economia regional.

Para mais informações acesse: