O Instituto de Economia (IE), através do Núcleo de Economia Agrícola e do Meio Ambiente (NEA), sedia o evento no dia 18 de setembro, no auditório Zeferino Vaz. O objetivo do encontro é apresentar uma visão geral dos riscos que ameaçam a sustentabilidade da produção agropecuária, desde as instabilidades nos mercados, riscos institucionais e climáticos, incluindo o processo de mudanças climáticas. Abaixo segue a programação do seminário:

8h30 - Recepção e inscrição

9h - Abertura: Professor Paulo Fracalanza, Diretor do Instituto de Economia da Unicamp e Dr. Claudio Contador, Diretor do CPES - ENS

9h15 - 1º Painel: Riscos, Gestão Integrada e Desenvolvimento Sustentável da Agricultura

Palestrante: Pedro Abel Vieira, Embrapa

Coordenador da Mesa: Claudio Contador (CPES - ENS)

10h - 2º Painel: Riscos e Seguro Rural na Agricultura Brasileira

Palestrantes: Wady Cury (BB Mapfre), Pedro Loyola (FAEP, CNA), Vitor Osaki, (MAPA) e Fernando Pimentel, (Agrosecurity)

Coordenador da Mesa: Antônio Márcio Buainain, Instituto de Economia

13h - Lanche no local

14h - 3º Painel: Mudanças Climáticas e Riscos Econômicos para a Agricultura

Palestrantes: Jennifer Burney (Universidade da Califórnia, San Diego) e Eduardo Assad (Embrapa Informática Agropecuária)

Coordenador da Mesa: Ademar Romeiro (Instituto de Economia) (10 minutos)

15h30 - Mesa Redonda: Gestão de Risco na Agricultura: Tecnologia, Informação e Planejamento

Palestrantes: Daniele Cesano (coordenador do projeto Adapta Sertão), Silvia Maria F.S. Massruhá (Embrapa) e Hugo Borges (MAPA)

Coordenador da Mesa: Alexandre Gori (IE/Unicamp) (10 minutos)

17h30 - Encerramento: Balanço geral e desafios

Professor Rodrigo Lanna (IE/Unicamp) Dr. Claudio Contador (CPES - ENS)

As inscrições para o evento devem ser realizadas através do link https://goo.gl/k5Rax5