Economia e Sociedade é uma publicação do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/Unicamp) e, desde sua fundação, em 1992, manteve-se fiel à missão de divulgar e contribuir para o desenvolvimento da reflexão crítica nos campos da economia e da história econômica, acolhendo a produção heterodoxa inspirada pelas tradições de Marx, Keynes, Kalecki e Schumpeter, bem como pela reflexão latino-americana sobre o desenvolvimento econômico. Nessa linha, e respeitando os procedimentos editoriais de praxe, o periódico se consolidou como referência entre as publicações nacionais em economia.
Como parte de seu esforço de promoção da reflexão crítica, a revista publicará em 2017 um número especial temático (sem prejuízo de seu fluxo normal de edições) e para ele convoca a comunidade de economistas e outros cientistas sociais a submeterem trabalhos. O tema escolhido é caro à tradição da revista e do IE, a saber, a financeirização e seu papel na dinâmica do capitalismo contemporâneo.
O fim do arranjo de Bretton Woods ensejou não apenas uma mudança na institucionalidade das relações monetárias e financeiras internacionais, mas também na própria dinâmica do capitalismo, cujo significado e extensão são objeto de diferentes interpretações. A liberalização dos fluxos internacionais de capitais e a desregulamentação e integração dos mercados financeiros sob a liderança dos Estados Unidos deram origem a um capitalismo cada vez mais financeirizado, em que as operações com ativos financeiros assumiram importância cada vez maior na gestão da riqueza de todos os atores relevantes e cuja interpretação mobilizou pesquisadores e intelectuais em vários países, com rica variedade de abordagens e posicionamentos.
Os artigos sobre esse tema devem ser submetidos à revista até o dia 10 de abril de 2017, excepcionalmente para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com indicação expressa de submissão para o número especial. A submissão não implica compromisso de publicação do material. Após avaliação pelo Conselho Editorial e processo de revisão anônima por pares (blind review), os artigos selecionados serão editados e o número será lançado em 2017.
 Além do ineditismo dos trabalhos submetidos, exige-se o respeito às recomendações e regras gerais de formatação já vigentes para o fluxo normal de submissões à revista, especificadas na página seguinte. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos canais de contato mencionados abaixo.