EVENTO

O Instituto de Economia da Unicamp convida para a aula aberta "História Global da escravidão e do capitalismo” no dia 30 de julho, às 14h30h.

Nos últimos anos vários pesquisadores têm avançado em uma agenda de pesquisa que problematiza a multiplicidade temporal da escravidão atlântica em suas relações com a dinâmica do capitalismo histórico. Convidamos o professor Rafael Marquese para uma conversa acerca da abordagem da História Global e de suas conexões e comparações. Estas podem ser pontos de partida que nos ajudam a observar, descrever e explicar os diversos estratos de tempo dos nexos entre escravidão e capitalismo.

Convidado: Rafael de Bivar Marquese (FFLCH/USP)*

Organizadores: José Ricardo Fucidji, Milena Fernandes de Oliveira e Nelson Mendes Cantarino.

Quando: 30 de julho (5ª feira), às 14:30h.

Leia o artigo que será usado como base para o debate na aula aqui.

* Rafael de Bivar Marquese é historiador, doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2001). Livre-docente em História da América Colonial (2012). Atualmente é Professor Titular do Departamento de História da FFLCH/USP, e coordenador (com João Paulo Garrido Pimenta) do Laboratório de Estudos sobre o Brasil e o Sistema Mundial (Lab-Mundi) na mesma instituição. Autor de Administração & Escravidão. Ideias sobre a administração da agricultura escravista brasileira (Hucitec, 1999), Feitores do Corpo, Missionários da Mente. Senhores, letrados e o controle dos escravos nas Américas, 1660-1860 (Companhia das Letras, 2004) e Escravidão e Política. Brasil e Cuba, 1790-1850 (Hucitec, 2010, com tradução para o inglês pela University of New Mexico Press, 2016).