EVENTO

Objetos de disputas acaloradas e com oponentes, por muitas vezes, situados em campos opostos e inconciliáveis, o institucionalismo e o estruturalismo revelam, no entanto, sua tremenda capacidade de interpretação da realidade histórica quando mobilizados de forma complementar.

Dentro do espírito de estabelecer um diálogo entre as tradições estruturalista e institucionalista, Mauro Boianovsky, nosso convidado para esta aula aberta, busca os usos das instituições em autores reconhecidamente estruturalistas, como Celso Furtado. Por outro lado, também reflete sobre a contribuição de autores institucionalistas, como Douglass North, em temas consagrados pelo estruturalismo brasileiro, como o desenvolvimento econômico da região nordeste. (BOIANOVSKY, 2009, 2015, 2018 a, 2018 b)

Com comentários de Mauricio Coutinho, esta aula pretende refletir sobre as formas pelas quais a história econômica pode conciliar diferentes abordagens no sentido de manter seu propósito principal que é o de apreender a complexa realidade social.

Convidado:

Mauro Boianovsky é professor titular da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Economia pela Universidade de Cambridge, foi presidente da History of Economics Society (HES) no biênio 2016/2017. É autor de diversos artigos e de livros que são referências nos temas de História do Pensamento Econômico com foco em Macroeconomia, Teoria Monetária, crescimento e desenvolvimento econômico e desemprego.

Comentário:

Maurício Chalfin Coutinho é professor titular do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE-UNICAMP) e autor de diversos artigos sobre história do pensamento econômico.

Quando: 02 de julho, às 14h30