Envolvendo algumas das melhores universidades dos cinco países do BRICS, os objetivos dessa rede são:

• no curto prazo, melhorar a colaboração acadêmica entre universidades dos cinco países por meio de pesquisas conjuntas e mobilidade de estudantes e acadêmicos;

• no médio prazo, criar programas conjuntos de pós-graduação, emitindo diplomas válidos para os cinco países e preparar pessoal altamente qualificado para as instituições multilaterais do BRICS;

• a longo prazo, melhorar o desenvolvimento científico de acordo com as necessidades dos países não centrais; nesse sentido, pode dar uma contribuição para “remodelar o conhecimento do mundo”.

O BRICS NU está organizado em seis eixos estratégicos: estudos dos BRICS; Informática e segurança informacional; Ecologia e mudança climática; Economia; Energia; Recursos hídricos e tratamento da poluição (https://nu-brics.ru).

A Unicamp participa dos eixos de economia e estudos dos Brics. Como a presidência dos BRICS neste ano é brasileira, a Universidade de Campinas - com o apoio de seu reitor e seu escritório internacional - realizará um encontro do BRICS NU no eixo de Economia, de 5 a 9 de agosto de 2019, no Instituto de Economia da Unicamp.

Veja a programação aqui

Programa final aqui