EVENTO

O Instituto de Economia da Unicamp convida para a conferência "A eleição presidencial nos Estados Unidos e possíveis consequências para o Brasil", com o embaixador Celso Amorim, ministro das relações exteriores (2003-2011).

Poucos processos eleitorais têm tanto impacto no cenário internacional como as eleições presidenciais nos Estados Unidos. A disputa – e seu resultado – entre o partido Democrata e o partido Republicano pelo comando da Casa Branca, sede oficial do poder executivo, tem um potencial transformador na geopolítica mundial com consequências profundas no complexo sistema de relações financeiras, comerciais, políticas e sociais, a escala global, regional e nacional. Tanto uma eventual recondução do Republicano Donald Trump no governo americano, quanto uma vitória do Democrata Joseph Biden, trará uma série de desafios que precisam ser contemplados para a elaboração das diferentes políticas nacionais.

Para tanto, o Instituto de Economia em parceria com o Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI, promovem o seminário “Eleição presidencial nos Estados Unidos e possíveis consequências para o Brasil”, com o intuito de avaliar e discutir os eventuais desdobramentos do resultado do processo eleitoral americano no cenário internacional e seus impactos na América Latina, com foco no Brasil. O seminário conta com a participação do embaixador Celso Amorim, como palestrante principal, e da Profa Dra. Bratriz Bissio, em caráter de debatedora.

Sobre os participantes:

Palestrante: Celso Amorim, diplomata de carreira, é o Ministro das Relações Exteriores mais longevo da história do Brasil (1993-1994 e 2003-2010). Foi também Ministro da Defesa entre 2011 e 2014. Amorim permanece ativo na Academia e como figura pública, tendo escrito vários livros e artigos sobre temas diversos que variam de política internacional à cultura. Um de seus últimos livros, Acting Globally, Memoirs of Brazil's Assertive Foreign Policy, foi publicado nos Estados Unidos pela Hamilton Books e conta com endossos de Kofi Annan e Noam Chomsky. Amorim participa de diversos Think Tanks, comitês e painéis internacionais sobre temas de grande interesse global. Em 2010, foi considerado pela Foreign Policy Magazine como um dos 100 maiores pensadores globais, ocupando a 6a. posição. Em 2009, a mesma revista se referiu a ele como "o melhor Ministro de Relações Exteriores do mundo".

Debatedora: A Professora Dra. Beatriz Bissio (IFCS/UFRJ) tem doutorado em História pela UFF, e seu projeto de pós-doutorado foi acolhido pelo Centro Europeu de Estudo do Extremismo (EuroCSE) da Universidade de Cambridge. Teve longa atuação internacional como jornalista; foi correspondente de vários meios de comunicação latino-americanos e fundadora, diretora e editora das revistas Cadernos do Terceiro Mundo (1974-2006), Ecologia e Desenvolvimento (1991-2006) e Revista do Mercosul (1992-2006). Percorreu, ao longo de mais de três décadas, a América Latina, África e Ásia (em particular o Oriente Médio) e fez a cobertura de momentos marcantes da história contemporânea, assim como entrevistou personalidades como Nelson Mandela, Robert Mugabe, Yasser Arafat, rei Hussein (Jordânia), Muamar Khadafi, Saddam Hussein, Fidel Castro, entre muitos outros. Adicionalmente, foi coordenadora do Comitê de Relações Internacionais do Governo de Maranhão durante a administração do Dr. Jackson Lago (2007 – 2009), faz parte da diretoria do Centro Internacional Celso Furtado; é membro do Comitê Acadêmico da rede internacional de pesquisadores "The Bandung Spirit" e do grupo fundador da Global University for Sustentability, e preside o Espaço Cultural "Diálogos do Sul". A Dra. Beatriz, foi agraciada com a Medalha da Vitória, concedida pelo Ministério da Defesa, em 2013 e, em 2015, com a Medalha Abreu e Lima, concedida pela Casa da América Latina / Brasil e pelo Instituto José Martí.

Quando: 5 de novembro, às 18h.