Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho
Foco e Objetivo do Curso
O Curso é voltado, principalmente, para dirigentes sindicais, profissionais de nível superior que atuam no campo do trabalho, em particular com relações de emprego e sindicalismo (tais como técnicos, pesquisadores e assessores de entidades públicas e privadas, inclusive sindicatos patronais e laborais), assim como em órgãos de governo (Justiça do Trabalho, Delegacias Regionais do Trabalho, Secretarias Estaduais ou Municipais, entre outros).
O propósito do Curso é a formação de especialistas capazes de examinar as tendências e problemas centrais no campo do mercado de trabalho e das relações de emprego na sociedade contemporânea, discutir a eficiência e os limites de políticas públicas nesse campo e atuar em mesas de negociação coletiva.
Ingresso: Processo Seletivo anual (consulte aqui)
Duração: 24 meses (quatro semestres), com carga horária total de 480 horas. As aulas são realizadas em período integral, um dia por semana, às sextas-feiras.
Requisitos: exige-se que o aluno matriculado participe assiduamente das atividades do Curso, inclusive palestras, monitorias e seminários. É obrigatória a frequência mínima de 75% às aulas ministradas, sob pena de reprovação.
Além das avaliações individuais efetuadas nas disciplinas, o aluno deverá redigir uma monografia, a ser apresentada à Banca Examinadora ao final do Curso.
O aluno aprovado em todas as disciplinas e na monografia obterá o Certificado de Especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo, emitido pela Diretoria Acadêmica da UNICAMP.
Custos: os cursos são gratuitos, sem cobrança de taxa de inscrição ou mensalidade.
Disciplinas: consultar http://www.eco.unicamp.br/images/posgraduacao/GRADE2018_Atual.pdf
Não está prevista a concessão de bolsas de estudo. Assim, convém que os candidatos sejam liberados de suas instituições/empresas sem prejuízo de seus vencimentos.
O Curso conta com a participação de alguns Professores Doutores do quadro permanente do Instituto de Economia da Unicamp, além da eventual participação de professores Doutores Colaboradores e também de Professores Doutores Visitantes, todos com reconhecimento no meio acadêmico.