DOWNLOAD

Autor: Ana Rosa Ribeiro de Mendonça e Rogério Pereira de Andrade

Este livro é o resultado de um trabalho de pesquisa mais amplo realizado pelo Centro de Estudos de Relações Econômicas Internacionais (CERI) do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, que recebeu o nome de “Ciclo de Estudos e Debates Internacionais sobre o Financiamento do Desenvolvimento no Âmbito do Acordo de Basiléia II” e que contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal. Sua realização contou com a participação de um grupo extenso de pessoas, a quem gostaríamos de expressar nossos sinceros agradecimentos.

Inicialmente, gostaríamos de agradecer à Coordenação do CERI e aos colegas pesquisadores, José Carlos Braga, Simone da Silva Deos, Marcos Cintra, Adriana Nunes Ferreira e Carla Corte, com quem travamos intensas e prolíficas discussões acerca dos Acordos de Basiléia e do papel dos bancos públicos. Estas discussões serviram de base para estruturar e moldar os seminários e o workshop, que estão na origem dos artigos do livro.

Agradecemos, ainda, aos estagiários do CERI, Carol Inoue Dick, Raquel Keiko de Sales Andrade, André Camargo Cruz, Bruno Conte de Lima, Mariana Midori Nakashima, Renata Carvalho Silva e Lívia Daoud de Andrade, cuja colaboração foi fundamental na organização dos seminários e na formatação e correção dos artigos do livro, bem como às secretárias, Helena Brigante e Greisiane Silva, que contribuíram, de forma eficiente, para que os eventos relacionados às atividades de pesquisa do CERI transcorressem sem sobressaltos.

Agradecemos, também, aos autores dos artigos do livro, em particular àqueles que participaram dos seminários e do workshop.