Autor: Ana Lucia Gonçalves da Silva (Org)

Este livro resultou de projeto selecionado no âmbito do Edital PRG 2016 para apoio à produção de material didático, importante iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tendo como objetivo geral ajudar docentes da Unicamp a documentar, disponibilizar e institucionalizar material acadêmico de apoio didático na forma de apostilas, livros e material digital.

O Instituto de Economia da Unicamp (IE), desde os anos 1970, vem utilizando em seus cursos um conjunto de apostilas didáticas de Introdução à Economia, elaboradas em 1976 por Jorge Miglioli, Luiz Gonzaga Belluzzo e Sérgio Silva, abrangendo seis volumes (cada um correspondendo a um capítulo): I. Produção e preços; II. A divisão do trabalho; III. A produção; IV. O fluxo da produção; V. Preço e lucro; VI. Taxa de lucro e movimento de capital.

Apesar de seu uso intenso e seu comprovado valor, este material didático (totalizando cerca de 200 páginas) vem circulando nessas quatro décadas em formato de péssima qualidade. Datilografado em meados dos anos 1970, foi sendo disseminado via cópias xerográficas, de qualidade cada vez mais precária devido ao intenso manuseio.

O Edital para Apoio à Produção de Material Didático da PRG/Unicamp se apresentou, portanto, como excelente oportunidade de disponibilizar de forma mais adequada este precioso acervo produzido por professores de reconhecida competência e prestígio, visando primordialmente o apoio didático ao curso de Economia da Unicamp.

O primeiro passo foi providenciar a digitação das apostilas, tomando por base o material redatilografado em fins dos anos 1970.

Em seguida, deu-se início ao trabalho de organização e revisão, tendo em vista chegar ao Livro Didático no formato ora publicado.

Os conteúdos e a sequência originais foram mantidos, porque se considerou relevante preservar a formulação original dos autores, apoiando-se no reconhecimento de tratar-se de material histórico.

Apesar disso, a tarefa de organização e revisão revelou-se árdua, pois à medida que a revisão avançava foram ficando evidentes lacunas e erros no material redatilografado, exigindo um minucioso trabalho de reconstituição, correção e complementação.

Ana Lucia Gonçalves da Silva
Professora do IE/Unicamp