Autor: Ana Lucia Gonçalves da Silva (Org)

Este livro resultou de projeto selecionado no âmbito do Edital PRG 2016 para apoio à produção de material didático, importante iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tendo como objetivo geral ajudar docentes da Unicamp a documentar, disponibilizar e institucionalizar material acadêmico de apoio didático, na forma de apostilas, livros e material digital.

O Instituto de Economia (IE) da Unicamp, desde os anos 1970, vem utilizando em seus cursos um conjunto de apostilas didáticas sobre Economia Internacional, obtidas a partir da transcrição de aulas do professor Luciano Coutinho na pós-graduação, abrangendo três volumes: I. Os anos vinte na Europa; II. Das políticas de recuperação à 2ª Guerra Mundial; III. Problemas e dificuldades para a reorganização da ordem internacional no pós-guerra.

Apesar de seu intenso uso e seu comprovado valor, este material didático (totalizando cerca de 100 páginas) vem circulando nessas quatro décadas em formato de péssima qualidade. Datilografado em meados dos anos 1970, foi sendo disseminado via cópias xerográficas de qualidade cada vez mais precária pelo intenso manuseio.

O Edital para Apoio à Produção de Material Didático da PRG/Unicamp se apresentou, portanto, como excelente oportunidade de disponibilizar, de forma mais adequada, este precioso acervo, produzido por um professor de reconhecida competência e prestígio, visando primordialmente o apoio didático para os cursos do IE/Unicamp.

Como o material original era composto de transcrições literais de aulas gravadas, fez-se necessário um intenso trabalho de organização e revisão, inclusive no sentido de melhor identificar, pela inserção de subtítulos, os conteúdos tratados, preservando, porém, a sequência original das ideias como expostas pelo professor Coutinho.