Autor: José Carlos de Souza Braga
A Temporalidade da riqueza é uma síntese bem-sucedida do debate travado na Universidade de Campinas, ao longo de 30 anos, sobre o estatuto teórico da economia política e de sua crítica. Síntese, como o leitor há de perceber, não é súmula, mas um desenvolvimento que enriquece e ultrapassa os primeiros esforços.

Procurando questionar os fundamentos da teoria econômica estabelecida, o Professor José Carlos Braga enfrenta os arriscados labirintos da interminável discussão epistemológica e metodológica em que se empenham os economistas. Este livro suscita novas questões acerca da dinâmica capitalista, sem pretender, no entanto, apresentar um “modelo” de flutuações cíclicas ou de trajetórias possíveis a longo prazo.

O ponto de partida é crítica do individualismo metodológico, das hipóteses da escolha racional, ou mesmo das condições de equilíbrio, temas que a corrente principal da teoria econômica pretende impor, argüindo critérios respeitáveis de cientificidade.