Autor: Ana Lucia Gonçalves da Silva
A elaboração deste trabalho foi, em grande parte, orientada pela minha experiência didática com as disciplinas nas áreas de Microeconomia e Economia Industrial.

Desta experiência resultou a constatação da falta de um texto que possibilitasse aos alunos e demais interessados uma revisão crítica de aspectos relevantes das diversas abordagens da concorrência nos mercados capitalistas, tendo por fio condutor o estudo dos mercados oligopolísticos e das características e dos comportamentos empresariais típicos nesses mercados.

A revisão crítica que aqui se empreende é apenas parcial, priorizando a avaliação da contribuição das análises centradas no grau de atomização/concentração dos mercados para o estudo da concorrência em mercados oligopolísticos. Cabe esclarecer, ademais, que não há espaço para uma crítica geral da teoria neoclássica, objetivo claramente além de minhas pretensões. O texto limitar-se-á a tratar daqueles conceitos e hipóteses que se revelem afeitos ao tema escolhido, com destaque para aquelas premissas e dificuldades de método que afetam mais de perto as questões microeconômicas aqui abordadas.

Que me desculpem os iniciados, pela linguagem propositalmente didática. Para ser inteiramente honesta, essa forma de exposição (oral ou por escrito) tornou-se, na verdade, um vício de linguagem profundamente arraigado, depois de anos de experiência no ensino de graduação. Recorrer a outra forma de exposição soaria como uma impostação que provavelmente não teria contrapartida em termos de maior rigor ou elegância do texto. Assim, depois de vacilar um pouco, decidi redigir à minha maneira, na esperança de que pelo menos meus alunos possam algo aproveitar.