Ter21112017

image

O Centro de Estudos do desenvolvimento Econômico - CEDE é vinculado ao Instituto de Economia da UNICAMP. Foi instalado em maio de 1990, de acordo com a Resolução IE-01/90, da Congregação do Instituto de Economia. Tem como objetivo ser um instrumento do IE.UNICAMP para promover e intensificar seu relacionamento institucional interno e externo à Universidade, tanto no que diz respeito ao intercâmbio acadêmico, quanto à captação de recursos para pesquisa.

O CEDE atua primordialmente através da realização de pesquisas acadêmicas (individuais e coletivas) e da promoção de debates, seminários e conferências de âmbito nacional e internacional. Dada sua temática ampla de atuação, como amplos e gerais são os problemas do desenvolvimento, o CEDE se articula com todos os núcleos de pesquisa e demais Centros do Instituto de Economia, da UNICAMP e de fora dela para cumprir seus objetivos. A definição de áreas ou temas de atuação mais específicos no CEDE não implica de forma alguma em exclusividade, já que o Centro mantém relação com outras unidades, centros, núcleos ou áreas afins na UNICAMP. Além de contar com a atuação de um corpo docente próprio, o CEDE pode oferecer e/ou receber professores e pesquisadores, a título de colaboração e em caráter temporário, para desenvolver programas e projetos específicos em parceria com outra unidade, programa centro ou núcleo da UNICAMP ou em outras universidades. 

Hoje, no CEDE, está abrigada a Área de Economia Regional e Urbana do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE.UNICAMP). A problemática do desenvolvimento econômico em suas determinações espaciais no Brasil e América Latina é o foco de atenção do centro atualmente.