Sáb29042017

XVII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional

enanpur

Participação do CEDE no XVII ENANPUR

SÃO PAULO, 22 A 26 DE MAIO DE 2017

Oficina de Pós-Graduação: dia 20 de maio de 2017
Oficinas de Práticas Urbanas: dias 20 e 21 de maio de 2017

Comissão Organizadora (membro):

Humberto Miranda – CEDE/IE-UNICAMP

Coordenador da Sessão Livre 01 (membro):

Humberto Miranda – CEDE/IE-UNICAMP

Coordenador da Sessão Livre 02 (membro):

Fernando Cézar de Macedo – CEDE/IE-UNICAMP

MESA-REDONDA: Humberto Miranda e Fábio Campos

SESSÕES LIVRES:

Renda da Terra: chave para compreender a reprodução da dependência econômica por meio da produção do território. O caso do Brasil na América Latina

Isadora de Andrade Guerreiro – coordenação

Paulo César Xavier Pereira – debatedor

Expositores: Pietro Aruto, Victor Tonin e Evaldo Gomes Júnior (CEDE)

10 Anos da Política Nacional de Desenvolvimento Regional – PNDR: avanços e entraves

Fernando Cézar de Macedo (CEDE) – coordenação

Wilson Cano (CEDE) – debatedor

Expositores: Carlos Brandão (IPPUR), Aristides Monteiro (IPEA) e Vitarque Coelho (MI)

SESSÕES TEMÁTICAS:

ST1 – NOVAS DINÂMICAS DE ESTRUTURAÇÃO URBANO-REGIONAL

1. Urbanização e Fronteira na Amazônia: Um olhar para as “cidades-gêmeas” de Letícia (CO) e Tabatinga (BR), Thais Virga (CEDE).

2. Dinâmicas urbano-regionais em áreas não metropolitanas: o caso de Vitória da Conquista, por Leonardo Porto (CEDE).

3. Modernização e capitalismo dependente na urbanização da fronteira agromineral brasileira, por Evaldo Gomes Júnior (CEDE).

4. A estrutura manufatureira da periferia do eixo São Paulo-Brasília no início do século XXI, por Daniel Pereira Sampaio (UFES, ex-aluno do CEDE).

5. Comércio internacional, estrutura produtiva e desenvolvimento regional no Brasil (2004 a 2014), por Soraia Aparecida Cardozo (UFU, ex-aluna do CEDE).

6. A produção financeirizada de habitação de mercado em Belém, PA, por Raul da Silva Ventura Neto (CEDE).

7. Por fora do Aquário: o não-lugar da habitação popular em Recife, por Aline Marcondes Miglioli (aluna ingressante do CEDE).

8. Limites da concentração e centralização de capitais no imobiliário: um olhar a partir de quatro empresas incorporadoras, por Carlos Alberto Penha Filho (CEDE) e Beatriz Mioto (UFABC, ex-aluna do CEDE).

9. Trabalho na construção civil durante a retomada do financiamento habitacional no Brasil, por Melissa Ronconi de Oliveira (CEDE) e Mariana Fix (CEDE).

ST2 – ESTADO, PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO EM SUAS MÚLTIPLAS
ESCALAS

ST3 – PRODUÇÃO E GESTÃO DO ESPAÇO URBANO, METROPOLITANO E REGIONAL

ST5 – HABITAÇÃO E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO E REGIONAL

Participação de 09 (nove) alunos do CEDE.

Participação de 04 (quatro) professores do CEDE.

Participação de 03 (três) ex-alunos do CEDE.

Mais informações XVII ENANPUR